Saiba os cuidados que você deve tomar com seu cachorro em dias quentes
Com a chegada do verão é preciso redobrar os cuidados com a nossa saúde e com a dos cães também. Apesar de não reclamarem algumas raças sofrem muito com as altas temperaturas. LINDA conversou com o médico veterinário Edson Salomão, 57 de idade, 35 de profissão que dá as dicas para aliviar o calor dos amigos quadrúpedes. Seu bichinho agradece!
Casinha animal
Tome muito cuidado onde vai fazer a casinha do seu animal, ela deve ser em local arejado e não pode ficar exposta ao sol.
Protetor solar para cães?
Sim, principalmente nos cães de pelagem clara e focinho rosado deve-se usar o protetor solar. O ideal é fator 30 e é o mesmo protetor usado em humanos. Deve ser passado no mínimo duas vezes ao dia para prevenir o câncer de pele.
Fome canina
Assim que seu cão terminou de comer é importantíssimo recolher o prato. Com o calor do verão a comida estraga muito rápido e pode causar uma infecção alimentar. Com a água não é diferente, esvazie o pote e coloque água limpa e fresca diariamente.
Passeio bom pra cachorro
Cuide a hora que você vai passear com seu animal. O chão muito quente pode machucar as patas do cão. Leve junto também água para ele, pois com o calor muito forte pode ocorrer uma desidratação.
Hora do banho
Dar banho todos os dias só vai fazer mal. Os cães têm no pelo um óleo natural que ajuda a mantê-los longe da umidade e em boa saúde. O ideal é no máximo uma vez por semana, lembrando que nunca se deve usar produtos da linha humana.
Sono que não passa
Sonolência, mudança de comportamento e vômito são apenas alguns sintomas de que algo não vai bem. No litoral é muito comum a dirofilariose que é transmitida pela picada do mosquito contaminado. Durante o verão carrapatos, fungos, pulgas e doenças de pele também surgem mais facilmente. Por isso é preciso cuidado com a higiene. Existem coleiras especiais que ajudam a proteger desses problemas.
Verão é época de férias e viagens sempre fazem parte do roteiro.
Veja os cuidados com os cães na hora de pegar a estrada.
. Antes de viajar procure um veterinário para fazer um check-up no seu cão e peça produtos para prevenir pulgas e carrapatos.
. Se for pelo longo, tose antes da viagem.
. Jamais deixe seu animal solto no carro. Durante a viagem ele deve ficar em caixas ou com cinto de segurança, e somente no banco de trás.
. Deixe seu cão em jejum de seis a oito horas antes de viajar.
. A cada duas horas de viagem pare o carro para exercitar o animal, nunca esquecendo a guia.
. Nunca deixe o cão preso dentro do carro durante as suas refeições. Pode ser perigoso para a vida do seu amiguinho.
. Caso for deixar hospedado, verifique pessoalmente o local para ter certeza de que ele ficará bem.
. Na volta, faça novamente um check-up para garantir que nada aconteceu durante as férias.