Comportamento no ambiente de trabalho tanto pode alavancar como arruinar uma carreira
A competitividade no ambiente de trabalho é cada vez maior e ser competente nem sempre significa ganhar a tão sonhada promoção, é preciso também cuidar da postura profissional. Confira os ensinamentos da psicóloga pós-graduada em gestão de pessoas, Cecília Chaves, 40 anos de idade e oito de profissão.
Questão de postura
. O que realmente não pode deixar de apresentar é a responsabilidade como um todo.
. Cumpra o horário, isso é, chegue sempre no mínimo cinco minutos antes da hora de começar e cumpra o horário da saída.
. Não solicite folgas, no mínimo, no período de seis meses.
. Saiba a hora de brincadeiras, principalmente com o superior (mesmo que ele abra espaço para isso, mantenha a hierarquia).
. Não julgue ninguém pela primeira impressão.
. Respeitar as hierarquias demonstra uma correta postura profissional, saiba seu lugar na empresa.
. Jamais fale mal da empresa (nem dentro, nem fora dela), isso é uma questão de ética.
. Palavrões ou expressões agressivas são inadmissíveis, bem como mau-humor.
Internet
. A internet deve ser usada com moderação. Evite acessar redes sociais durante o horário de trabalho.
. O ideal é que se tenha um e-mail profissional e outro pessoal.
. Ao escrever uma mensagem, evite gírias, cuide o português e não abrevie palavras. E-mail profissional exige seriedade.
. Não esqueça as saudações inicial e final.
. A assinatura deve constar sempre, junto do nome da empresa e dos contatos.
. O ideal é limpar a caixa de e-mails todos os dias.
. Não esqueça de retornar os e-mails o mais depressa possível. Responda ao menos um ok, um obrigado.
. Quando mandar um e-mail para um grupo, mantenha os endereços eletrônicos em oculto para não expor os destinatários.
. A comunicação via web deve ser objetiva, com o assunto em destaque.
. Nunca escreva uma mensagem em letras maiúsculas. No mundo cibernético, a caixa alta equivale a gritar.
. Saiba que a maioria das empresas monitoram a internet, por isso não a utilize para assuntos pessoais.
No telefone
. Não fale alto demais. Discrição é fundamental ao usar o telefone.
. Assuntos pessoais devem ser breves, objetivos. Nesses casos, o telefone da empresa deve ser usado apenas para recados.
. Se precisar receber uma ligação no local de trabalho, avise seu superior.
. Ao ligar para alguém, pergunte se a pessoa pode falar naquele momento.
. Não esqueça de identificar-se ao ligar. Ao atender, informe o nome da empresa.
. Seja cordial.
Aparência
. Não use barriga de fora, nem mesmo se for vendedora de piercing.
. Se a empresa tem uniforme, use corretamente sem inventar moda.
. Cuide decotes, comprimentos e cores extravagantes.
. Evitar acessórios tipo chocalho e/ou excesso.
. Cuide os cheiros que se manifestam naturalmente. Para todos têm solução.
. Dentes e cabelos cuidados manifestam o grau de capricho consigo mesmo.