Na hora de tomar a decisão muitas dúvidas surgem. Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a castração
Quando se pensa em castrar os cachorros muitas dúvidas costumam surgir. Sem saber o que é certo, em muitos casos, o dono acaba decidindo por não realizar a castração, um procedimento cirúrgico feito tanto na fêmea como no macho que tornará o animal incapaz de se reproduzir. LINDA conversou com o médico veterinário Ricardo Caputi de Campos, 31 anos de idade, sendo sete de profissão, que desvenda o que é mito e o que é verdade quando se fala em castração.
MITO
Não é verdade que o cão castrado perde a vivacidade e alegria. Apesar de se tornarem um pouco mais pacatos, continuarão felizes e ativos quando estimulados a brincar.
VERDADE
Os machos demarcam menos o território. Se a castração for realizada em cães com menos de seis meses de idade, ele não marcará território em sua fase adulta. Quando realizada em cães adultos, a demarcação reduz consideravelmente.
MITO
Não é verdade que os anticoncepcionais são uma boa forma de controle de natalidade. O procedimento contraceptivo mais indicado é a castração. Hormônios com finalidade anticoncepcional podem trazer graves riscos à saúde do animal, como infecções no útero e câncer de mama.
VERDADE
Apesar de não comprovado, observa-se que alguns cães ganham peso após a castração, não em decorrência do procedimento, mas por se tornarem bichos mais pacatos. Para evitar que o animal fique obeso basta controlar a alimentação e oferecer uma rotina de exercícios.
MITO
Muitos acreditam que a castração mutila o animal e esse mito é um dos principais motivos que levam os donos a não realizarem a cirurgia. O procedimento que no caso dos machos retira os testículos e nas fêmeas, os ovários, trompas e útero, é simples e rápido, nada tendo a ver com mutilação. Claro, por se tratar de uma cirurgia e necessitar de anestesia no animal, sempre deve ser feita por veterinários qualificados.
VERDADE
Para o animal os principais benefícios da castração são: a prevenção ao câncer de mama em fêmeas (ele é o segundo mais frequente) e eliminação da gravidez psicológica. A castração reduz a ocorrência de tumores relacionados ao sistema reprodutor tanto nos machos quanto nas fêmeas.
Castração é a melhor saída para os donos que não querem que seus cães se reproduzam
LINDA pesquisou em clinicas da cidade a média de preço da castração de cachorros, que costuma variar de acordo com o porte do animal. No macho é de R$ 80,00 e na fêmea em torno de R$ 200,00.