Cuidados são fundamentais para os cachorros não sofrerem no inverno
Nos dias frios do inverno tudo o que queremos é nos mantermos aquecidos. Os cães também e para isso eles precisam de atenção especial. Não pense que por terem pelos estão suficientemente protegidos, é preciso alguns cuidados para garantir um animalzinho na temperatura certa. LINDA conversou com o veterinário Ricardo Caputi de Campos, 31 anos de idade e sete de profissão, que dá as dicas:
Baixa temperatura: cachorros também precisam de agasalhos para se manterem aquecidos
Look de inverno
Usar roupinhas não é só para fazer charme. Os cachorros de pequeno porte e com pelos curtos, como pincher e linguicinha, agradecem o cuidado, pois são os que mais sentem as baixas temperaturas. Na hora de escolher a peça é preciso cuidado para que não restrinja os movimentos do animal. Cães de grande porte e com pelagem longa, como o São Bernardo são os únicos que não necessitam usar roupas.
Cuidado com o banho
Deixar de dar banho no inverno? Nem pensar. Para deixar o animal limpinho durante o frio, basta observar alguns cuidados, como usar água morna, secá-lo com secador e não expor o bichinho imediatamente a áreas externas. Não esqueça, banho no máximo uma vez por semana, menos que esse espaço de tempo no inverno não pode.
Hora de encher o prato
Se o apetite do dono aumenta nos dias mais frios, o do cão segue o mesmo caminho, pois os organismos funcionam de maneira parecida. Assim como as pessoas, eles também precisam de mais calorias para manter o corpo aquecido. Cerca de 20% a mais de alimentos é o suficiente para equilibrar essa necessidade extra de calorias.
Atenção à saúde
Os cães também sofrem com resfriados, neles chamada de traqueobronquite. O sintoma mais comum é tosse como se estivesse engasgado. Nesse caso o melhor é procurar um veterinário.
Cama na medida
Existem mantas especificas para animais que são antialérgicas e de fácil limpeza, mas se o orçamento anda curto e a ideia é economizar, vale usar cobertores que a família não usa mais para aquecer a cama dos cachorros. Seja qual for a escolha para deixar o local aquecido, nunca se deve esquecer de expor as peças constantemente ao sol. Caso o cão fique na rua, nunca deixe sem nenhum abrigo, até uma caixa de papelão já protege do vento, frio e chuva.
Apoio: pet shop Dog’s Ville