linda insta

Reportagens Edição 196 - Dezembro de 2024

Seu filho não fala?


“Existe uma idade média para o início da fala e esse marco é um ponto importante no desenvolvimento infantil”. Maria Estela

Conheça os sinais e saiba quando buscar ajuda 

 

Se seu filho tem 18 meses e ainda não fala palavras simples, atenção: alguma coisa pode estar errada. Ainda que o desenvolvimento da fala seja um processo gradual e variado de criança para criança, a maioria delas já emite palavras com significados quando chega nessa idade. 

 

“Antes da fala, o bebê já demonstra habilidades de comunicação. Desde os seis meses, por exemplo, ele costuma emitir sons, brincar com entonações e reagir aos sons ao seu redor, o que chamamos de balbucio. Até os dois anos, esperamos que a criança já tenha um vocabulário de cerca de 50 a 100 palavras e comece a combinar duas palavras para formar frases simples, como ‘qué água’”, explica a fonoaudióloga e especialista em Desenvolvimento Infantil, Maria Estela, 32. 

 

A profissional destaca que após essa idade, se a criança ainda estiver restrita apenas a sílabas isoladas e não conseguir estruturar palavras com significado, pode ser um sinal de atraso na fala ou na linguagem. “Dificuldades auditivas, aspectos motores, problemas no processamento da linguagem, ou até mesmo questões ambientais, como a baixa estimulação verbal, podem interferir nessa condição”, diz. 

 

 

Mamar no peito por mais tempo desenvolve a articulação?  

Maria Estela garante que sim! “O ato de mamar no peito envolve movimentos complexos e coordenados dos músculos do rosto, boca e língua, que são fundamentais para a fala. Quando o bebê suga o peito, ele exercita e fortalece a musculatura orofacial, como as bochechas, língua e mandíbula, o que contribui para o desenvolvimento das habilidades motoras permitidas para sons articulares de forma clara”, esclarece. 

 

Vale destacar que a amamentação é apenas um dos fatores que influenciam a articulação. A estimulação verbal, o ambiente em que a criança cresce e até fatores genéticos também influenciam. “Nos casos em que a amamentação não é possível, outras estratégias de estímulo oral e de linguagem, orientadas por profissionais, podem ser implementadas para apoiar o desenvolvimento da criança”, complementa a fonoaudióloga. 

 

 

Como identificar o atraso na fala? 

Ausência de balbucio
Se até os nove meses o bebê não começar a emitir sons como “ma-ma” ou “ba-ba”, pode ser uma manifestação de atraso nas habilidades de comunicação. 

 

Pouca ou nenhuma reação aos sons
A partir dos seis meses, espera-se que o bebê comece a reagir ao ser chamado e também aos ruídos ao redor. A falta de respostas pode sugerir problemas auditivos ou atrasos na atenção ao ambiente. 

 

Ausência de palavras até os 18 meses
Nessa idade, é esperado que o bebê comece a dizer suas primeiras palavras com significado, como “mamãe” ou “papai”. Se não houver sinais de comunicação verbal, vale observar e buscar orientação. 

 

Dificuldade em formar frases aos dois anos
Até essa idade, a criança deve começar a combinar duas palavras, formando frases simples.  

 

Dificuldades de compreensão
Se seu pequeno não responde a comandos simples, como “pegue o brinquedo”, isso pode indicar dificuldades na recepção da linguagem. 

 

Repertório de palavras muito reduzido até os três anos
Nessa idade, espera-se que a criança já tenha um vocabulário específico e seja capaz de formar frases mais completas.  






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 199 - Abril de 2025

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600