Você sofre com varizes?
Sérgio R. Araújo de Moraes é especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular
Mitos e verdades sobre a doença vascular
Além do fator estético, elas podem causar dor localizada, desconforto, inchaço, sensação de queimação e formigamento. Estudos recentes apontam que elas acometem cerca de 40% das pessoas, sendo mais comum em mulheres. As varizes são veias torcidas e dilatadas que aparecem principalmente nas pernas e nos pés.
Elas representam um problema vascular em que as veias, especialmente nas áreas dos membros inferiores, não desempenham eficientemente a função de retornar o sangue ao coração. Mas afinal, você sabe o que é mito e o que é verdade sobre essa doença? O cirurgião vascular cachoeirense Sérgio R. Araújo de Moraes, 51, esclarece as principais dúvidas sobre o assunto.
Depois de tratadas, as varizes podem voltar?
MITO
As varizes quando tratadas, seja qual for a técnica, elas não voltam. Contudo, outras podem aparecer! Lembre-se que as varizes têm tratamento, mas não cura, e alguns fatores de risco seguem atuando após o tratamento. As questões genéticas e histórico familiar são imutáveis, o que pode ser alterado são os fatores como sedentarismo, sobrepeso e permanência em pé por um tempo prolongado.”
Cremes e meias de compressão curam as varizes?
MITO
Não há creme, medicamentos ou meias elásticas que curem ou façam as veias desaparecerem. Eles amenizam sintomas, diminuem a dor nas pernas e o inchaço, melhoram o retorno venoso e são importantes também após o tratamento das varizes. Mas sozinhos, não são ‘mágicos’.”
Ficar muito tempo na mesma posição pode provocar varizes?
VERDADE
Ficar muito tempo em pé ou sentado, sem movimentar os membros inferiores, prejudica o retorno do sangue. Lembre-se sempre que para o sangue descer até as pernas e pés, há o coração empurrando e a gravidade ajudando. Para o retorno, o sangue precisa vencer a gravidade. Então, o movimento dos músculos da perna empurra o sangue de volta. Assim, movimentar as pernas é fundamental!”
Salto alto é um fator agravante?
VERDADE
“Verdade, é um fator agravante, mas não se pode dizer que isoladamente o uso do salto é um fator de risco. Histórico familiar, genética, sobrepeso, idade avançada, gestações e sedentarismo são fatores de risco bem definidos. Tudo que pode atrapalhar o retorno venoso é prejudicial. Mas para quem não tem fatores de risco, não é sedentária ou usa meia elástica, o salto não é proibido.”
Varizes podem causar trombose?
VERDADE
A trombose venosa é uma condição na qual ocorre a formação de coágulos dentro da veia, obstruindo o fluxo sanguíneo. Acontece por estase venosa (dificuldade e lentificação do retorno do sangue), lesão endotelial (alterações, lesões ou traumas na camada de células que reveste o interior dos vasos sanguíneos) ou hipercoagulabilidade (doenças da coagulação do sangue, favorecendo-a). As varizes provocam estase venosa, através da dificuldade do retorno do sangue. Claro que isso não significa que todas as pessoas com varizes terão trombose, mas que as varizes são um fator a mais que contribui para essa doença perigosa.”
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR