linda insta

Reportagens Edição 194 - Outubro de 2024

Unidas contra o câncer


Bruna venceu a batalha contra o câncer de mama, iniciada em 2021

Projeto une histórias de vida 

 

Na edição de outubro de 2022, nós contamos a história da Bruna Quadros, servidora pública, hoje com 38 anos. Ela descobriu o câncer de mama aos 35, quando percebeu um sangramento na mama esquerda. Naquele instante, a batalha mais desafiadora da sua vida estava prestes a começar. Mas Bruna tinha fé e sabia que iria sair vitoriosa.

 

Há dois anos, ela está em remissão da doença. Isso quer dizer que os sintomas estão reduzidos ou ausentes. Mas ela continua o tratamento contra o câncer de mama com a hormonioterapia, realizando exames de seis em seis meses para acompanhamento. Além disso, faz pilates para auxiliar no aumento da força e na resistência muscular.

 

Ela também fez a cirurgia de adenomastectomia, que retira a glândula mamária. Hoje ela garante que não sofre nenhuma restrição de movimentos do braço ou falta de força nos membros superiores, e que realiza todas as suas atividades rotineiras com independência e sem dor. Após um ano e três meses afastada do trabalho, ela relembra como foi a sensação de voltar. “Retornar foi uma benção! Poder virar a página desse tratamento e retomar planos e projetos profissionais deu uma nova motivação para o meu futuro”, diz.

 
 
 
Conheça o projeto
 
Além de criar essa rede de apoio, o projeto Estamos Juntas também atua na prevenção e conscientização, destacando a importância do autocuidado e da detecção precoce, fatores essenciais para o sucesso do tratamento do câncer de mama.
 
No mês de outubro, diversas atividades estão sendo desenvolvidas, como palestras educativas em escolas, empresas, eventos e instituições de forma voluntária. As participantes também estão disponibilizando folders sobre o tema, através do auxílio dos patrocinadores do projeto, que confiaram na causa.
 
No perfil do Instagram (@estamosjuntas123) estão sendo compartilhadas informações sobre a doença e depoimentos de pacientes que já enfrentaram ou que estão vivendo o processo de tratamento contra o câncer de mama.
 
 

“Podemos transformar a jornada do tratamento em um processo mais humano e menos solitário”. Bruna Quadros
 
Estamos Juntas
“Depois dessa experiência, passei a priorizar mais a espiritualidade. Acho que em um mundo tão difícil, não somos ninguém sem Deus. Peço a Ele que me direcione ao Seu propósito e que a minha vida seja para ajudar outras mulheres diante desse diagnóstico”, afirma.
 
E é com essa convicção que a Bruna decidiu dar vida ao projeto Estamos Juntas. O propósito é criar uma rede de acolhimento e solidariedade, onde histórias de luta e superação se transformam em uma fonte de força e orientação para outras mulheres.
 
Bruna conta que participam do projeto várias pacientes oncológicas de Cachoeira do Sul e região. “Nosso objetivo é ‘dar cara ao câncer de mama’ para sensibilizar as mulheres que a doença está próxima de todas nós, não importando a idade ou predisposição genética”, explica.
 
A motivação para criar o grupo, segundo Bruna, foi perceber que muitas mulheres enfrentam o processo de tratamento sem o apoio adequado, seja emocional, social ou informativo. “Por isso, estamos oferecendo um espaço seguro e acolhedor, onde possam compartilhar suas histórias, encontrar conforto e receber orientações que tornem o caminho do tratamento menos solitário e angustiante”, afirma.
 
 

 Bruna emocionou os leitores da Linda com sua história.





BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600