Você precisa de terapia?
“É especialmente importante considerar a ajuda se você se sentir controlado pelos sintomas ou se eles puderem causar danos a você ou a outras pessoas.” Pauline Garske
Cinco sinais para saber quando é hora de buscar ajuda
Você já se perguntou por que as pessoas são tão resistentes a iniciarem o processo de terapia? Ou, talvez, por que até você mesmo já tenha negligenciado essa área tão importante da vida? A resposta é bem simples: mexer em problemas requer desacomodar-se, e a verdade é que ninguém quer sair da zona de conforto.
Pauline Garske, 35, psicóloga especializada na abordagem da Terapia do Esquema e da Psicologia no Trabalho, afirma que quando qualquer tipo de preocupação emocional afeta a rotina diária ou causa sofrimento, um sinal de alerta já deve ser ligado. Nesse sentido, a terapia vai ajudar a pessoa a entender o que ela está sentindo, o motivo pelo qual pode estar sentindo e como lidar com isso.
“A terapia oferece um lugar seguro para conversar sobre os desafios da vida, como separações, tristeza, dificuldades com os pais ou lutas familiares. Por exemplo, o aconselhamento de casais pode ajudar você e seu parceiro a superar os problemas de relacionamento e a aprender novas maneiras de conviver”, explica.
De acordo com a psicóloga, alguns sinais são perceptíveis e podem identificar quando é hora de buscar ajuda profissional. “Se você experimentar qualquer uma das seguintes emoções ou sentimentos, ao ponto de interferir na sua vida, inicie o processo de terapia. Ela vai ajudar a reduzir os efeitos”, destaca.
Os sinais:
1 - Quando pensar ou lidar com o problema exige pelo menos uma hora do seu dia;
2 - Quando o problema causa constrangimento ou faz você querer evitar estar com outras pessoas;
3 - Quando o problema faz com que sua qualidade de vida diminua;
4 - Quando o problema afeta negativamente a escola, o trabalho ou os relacionamentos;
5 - Quando você faz mudanças em sua vida ou desenvolve hábitos para tentar lidar ou até mesmo fugir do problema.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR