Agosto dos pais
Leonardo Magalhães Fontoura, 27, sócio proprietário e administrador da ONIX Imóveis. Pai da Lívia Camargo Magalhães, 6.
As doces experiências da paternidade
Você sabia que a sintonia entre pais e filhos vai além dos sentimentos genuínos que envolve a relação, como amor, afeto e carinho? Estudos mostram que, assim como acontece com as mães, os homens também desenvolvem conexões neurais ligadas à capacidade de criar e cuidar de uma criança.
O instinto paterno se revela na mudança dos hábitos de vida e em comportamentos do dia a dia. Cientistas da Universidade de Bar-Ilan, em Israel, observaram que os níveis de prolactina, hormônio que facilita o relaxamento, e de ocitocina, que atua no fortalecimento dos vínculos afetivos, aumentam nos homens depois do nascimento do filho.
Além disso, é inegável a importância e a responsabilidade da presença paterna. E para celebrar a data, que neste ano é comemorada em 11 de agosto, a Linda abriu espaço nas redes sociais, pedindo para que os leitores indicassem os pais mais dedicados (e bonitos!) de Cachoeira do Sul. Confira abaixo o resultado!
Sempre sonhou em ser pai? O que esse papel representa pra ti?
“Com certeza! Mesmo que tenha sido muito cedo, foi um sonho realizado e uma virada de chave. Ser pai da Lívia representa a busca constante de ser uma pessoa íntegra, que busca ser melhor todos os dias, pois o exemplo que sou é o reflexo que as pessoas que convivem comigo serão, principalmente, minha filha”.
Um momento único pra vocês:
“Brincar, desenhar, olhar filme e diversas coisas que são cotidianas, mas o que mais curto fazer é conversar com ela a cada dia que passa e ver o desenvolvimento dela. Cada aprendizado novo e as perguntas inusitadas, fazem esses momentos serem únicos por toda a vida”.
O maior desejo para o futuro dela é...
“Que no caminho da vida, ela consiga realizar todos os sonhos e objetivos, mas tudo no tempo certo, que é o dela e de mais ninguém! Principalmente, a construção de um lar com amor e prosperidade. Além de ela ter um lar na minha casa, desejo que no futuro, ela consiga prosperar e ter o seu próprio lar”.
Rodrigo Franco Dias, 43, engenheiro agrônomo.
Pai do Pedro Vanderlei Flôres Dias, 7, e da Luíse Flôres Dias, 4.
Sempre sonhou em ser pai? O que esse papel representa pra ti?
“Sempre sonhei em ser pai! Pra mim, esse papel significa dar continuidade ao legado e ao ciclo da vida. É ser responsável pela formação de alguém”.
Um momento único pra vocês:
“Nosso momento preferido é antes de dormir. Todos os dias, eu e a minha esposa nos revezamos e colocamos eles para dormir, e esse é o nosso momento de atenção plena! É onde falamos sobre nosso dia, nossos medos e nossos sonhos. Nesses momentos de conexão única, descobrimos muitas coisas sobre eles”.
O maior desejo para o futuro deles é...
“Desejo que sejam pessoas de bem, felizes, realizados e preservem os valores de Deus e da família”.
Tiago Fontoura da Cruz, 32, engenheiro civil.
Pai do Benício Lied da Cruz, 9.
Sempre sonhou em ser pai? O que esse papel representa pra ti?
“Sim, ter alguém para seguir o meu legado. Esse papel representa absolutamente tudo pra mim, pois não somos mais o centro de nossas vidas. O propósito de tudo que fizemos é por ele”.
Um momento único pra vocês:
“Ficar brincando no sofá, até um irritar o outro (risos)”.
O maior desejo para o futuro dele é...
“Que ele seja muito realizado em tudo que fizer. Que o seu coração o guie por toda a vida, pois é o mais bondoso que eu já conheci”.
Bruno Borchhardt Müller, 39, advogado.
Pai do João Inácio Feldmann Müller, 10, e do Santiago Feldmann Müller, 5 meses.
Sempre sonhou em ser pai? O que esse papel representa pra ti?
“Ser pai e constituir uma família sempre foi um desejo. A paternidade me fez buscar a evolução pessoal e profissional com mais clareza, além de me aproximar mais de Deus”.
Um momento único pra vocês:
“Temos uma relação muito forte, de amizade, amor e respeito. Acredito que o esporte tenha um papel muito importante na minha família. Através dele temos momentos que ficarão pra sempre na memória”.
O maior desejo para o futuro deles é...
“Acredito que a missão de um pai é mostrar o caminho aos filhos para que se tornem pessoas de caráter, convivendo com humildade e respeito em sociedade. Espero que possa contribuir como uma figura de autoridade amorosa, para que meus filhos construam um caminho de fé, respeito e amor ao próximo”.
Marcos Costa, 43, fisioterapeuta e empresário.
Pai da Larissa Costa, 14.
Sempre sonhou em ser pai? O que esse papel representa pra ti?
“Ser pai sempre foi um objetivo. Hoje tenho uma filha e nada me impede de ter outro, mas sei que tem o momento certo para ocorrer. Até porque é uma responsabilidade e tanto! Pai é referência na vida de um filho. Além de ensinar, orientar, ele também tem que ser exemplo”.
Um momento único pra vocês:
“Adoro quando viajamos juntos. Serra, praia, seja onde for! Mas as melhores lembranças são construídas em Foz, onde temos um apartamento e vamos todos anos. Lá, construímos uma identificação com o lugar”.
O maior desejo para o futuro dela é...
“Além do sucesso pessoal e profissional, desejo que construa um caráter sólido, de personalidade. Que consiga construir e filtrar suas próprias opiniões”.
Mateus Melo de Moraes, 39, arquiteto e empresário.
Pai do Valentin Locatelli Melo de Moraes, 3.
Sempre sonhou em ser pai? O que esse papel representa pra ti?
“Sim! A ideia de criar e guiar uma nova vida sempre me pareceu uma das responsabilidades mais nobres e gratificantes que alguém pode ter. Hoje, ser pai representa o centro da minha existência. Cada momento com meu filho é uma oportunidade de ensinar, mas também de aprender com sua inocência e curiosidade”.
Um momento único pra vocês:
“Quando jogamos futebol. É quando nos desconectamos do mundo e nos conectamos um com o outro. Rimos, competimos, brincamos e compartilhamos histórias. É um tempo de qualidade que fortalece nosso vínculo e cria lembranças inesquecíveis. Além disso, ver os olhos dele brilharem de entusiasmo não tem preço!”
O maior desejo para o futuro dele é...
“Que ele encontre a verdadeira felicidade e realização em cada aspecto de sua vida. Quero que ele cresça em um ambiente onde se sinta especial, amado, seguro e incentivado a explorar suas paixões e talentos. Desejo que ele tenha a coragem de seguir seus sonhos, mesmo que o caminho seja difícil. Desejo que ele saiba que sempre terá meu amor e apoio incondicional e que eu sempre serei um porto seguro para ele”.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR