Vaidade masculina
“Com o profissional certo, o paciente poderá confiar que receberá um tratamento de alta qualidade, minimizando os riscos e maximizando os benefícios estéticos do seu rosto.” Karen Sousa
Harmonização facial para os homens também!
Em uma pesquisa, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) já apontou que mais de 35% dos homens no Brasil utilizam produtos e serviços de beleza, enquanto em outros países, apenas 12% costumam gastar com o segmento da estética.
Mas, vamos combinar: não é preciso nenhum estudo para confirmar que sim, os homens estão cada vez mais vaidosos! E a crescente preocupação com o rosto – e não apenas com os músculos do corpo – também tem sido notada por profissionais da área.
Por isso, estão em alta os procedimentos de harmonização facial masculina. E não, esse tipo de procedimento não é realizado apenas em mulheres! Nos homens, ele busca acentuar características típicas de um rosto masculino. “Isso inclui a estruturação da linha da mandíbula para torná-la mais definida, a projeção do queixo para um perfil mais marcante e a definição das maçãs do rosto”, explica Karen Sousa, 38, farmacêutica esteta e doutora em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde.
Mas como funciona?
A realização dos procedimentos é muito parecida com as harmonizações faciais femininas. Eles podem utilizar preenchimentos dérmicos e também a toxina botulínica para ajustar a simetria e promover um aspecto mais robusto e viril. “Essa alta procura é impulsionada pela busca por uma aparência mais jovem e atraente, bem como pelo desejo de realçar características masculinas. A popularidade das redes sociais e a maior aceitação cultural dos cuidados estéticos entre homens também contribuem para essa tendência”, destaca a profissional.
Não corra risco!
A escolha do profissional para realizar qualquer tipo de procedimento precisa ser muito criteriosa. Ainda mais quando envolve a estética do nosso rosto. Para harmonização facial, a atuação é reservada a profissionais da área de saúde, como dentistas, médicos, biomédicos, enfermeiros e farmacêuticos. Essa determinação se justifica pelo conhecimento aprofundado da anatomia facial, fisiologia e técnicas específicas que os procedimentos exigem.
Por isso, optar por um profissional capacitado é o passo mais importante para alcançar resultados seguros e esteticamente agradáveis. “Profissionais treinados têm a expertise para realizar uma avaliação detalhada da estrutura facial do paciente e escolher as técnicas mais adequadas. Eles também estão preparados para manejar possíveis complicações e garantir que os procedimentos sejam realizados em um ambiente seguro e esterilizado”, enfatiza Karen.
Pablo Siqueira, no “antes x depois”, mostrando a definição da mandíbula e mento
Resultados de até dois anos
Segundo Karen, os resultados são observados logo após o término do procedimento. Geralmente, tudo é realizado em apenas uma sessão. Depois de alguns dias, o paciente retorna para uma reavaliação, e se houver necessidade, o procedimento pode ser concluído em uma nova sessão. Os resultados variam de 12 a 24 meses, dependendo do produto utilizado e também da fisiologia de cada paciente. “Todo homem pode realizar a harmonização facial, pois o produto mais utilizado é o ácido hialurônico, e essa substância é produzida pelo nosso próprio organismo”, ressalta.
3 mitos que te contaram sobre a harmonização facial masculina
1 - Deixa o rosto artificial
Quando realizada por profissionais qualificados, a harmonização facial pode produzir resultados naturais e sutis. O objetivo é melhorar a aparência, mantendo a naturalidade dos traços.
2 - Todos os procedimentos são permanentes
Muitos tratamentos de harmonização facial utilizam substâncias temporárias, como o ácido hialurônico, que são absorvidas pelo corpo ao longo do tempo. Isso permite ajustes ou reversão dos efeitos.
3 – É dolorosa e requer longa recuperação
A maioria dos procedimentos é minimamente invasiva e utiliza anestesia local, tornando-os relativamente indolores e com tempo de recuperação curto, permitindo que os pacientes retornem rapidamente às suas atividades normais.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR