linda insta

Reportagens Edição 191 - Julho de 2024

De vilão a mocinho


“O ovo é um alimento nutritivo que garante saciedade, ajuda na formação dos músculos e ainda favorece o funcionamento cerebral”. Geicele Varaschini.

Má fama do ovo é coisa do passado


Esse alimento que hoje é considerado completo e o verdadeiro queridinho das dietas, já foi encarado como o vilão de uma vida saudável. Isso aconteceu entre os anos 80 e 90, quando especialistas afirmavam que o consumo da gema, rica em colesterol, poderia ser associado ao aumento no risco de doenças cardiovasculares.

 

Com o ovo sendo condenado por tanto tempo, muita gente deixou de consumir o alimento. Mas a verdade é que ele é uma grande fonte de proteína e vitaminas. “O ovo traz diversos benefícios para a saúde e faz parte da dieta da maioria dos brasileiros”, afirma a nutricionista Geicele Varaschini, 34.

 

Eles podem ser encontrados em diferentes variações: ovo comum branco ou vermelho, ovo caipira e ovo orgânico. Mas você sabe a diferença entre eles? Além da cor e do tamanho, eles possuem cuidados diferentes que interferem nas propriedades do alimento.

 

 

Ovo branco ou amarelo?

“Muita gente acha que existe diferença entre o ovo branco e o ovo vermelho. Mas não existe, eles são nutricionalmente iguais, ou seja, o seu teor de substâncias é o mesmo”, afirma Geicele. Mas e por que eles possuem cores diferentes? É simples, a diferença está apenas na linhagem das galinhas, pois é a raça que influencia na cor da casca do ovo.

 

Então, qual o motivo da diferença de preço entre eles? Normalmente, o ovo vermelho é mais caro porque as galinhas que os botam precisam de mais cuidados com a alimentação por serem maiores. “Mas precisamos lembrar que esse fator não interfere no valor nutritivo. O que pode interferir é a dieta da galinha. Por isso, independente da raça, o importante é como ela se alimenta”, explica.

 

 

Ovo caipira

Obviamente, é o ovo da galinha caipira, uma ave de raça rústica, criada em ambiente com uma instalação fechada (aviário ou galinheiro), mas que tem uma área aberta de pasto. A ração da galinha caipira não contém nenhum pigmento artificial e ela se alimenta também de verduras, ervas e legumes. “Por comer folhas verdes e milho, a galinha ingere naturalmente um pigmento que deixa a gema do ovo mais alaranjada”, diz a nutricionista.

 

 

Ovo orgânico

Para a produção desse tipo de ovo, a alimentação das aves é 100% orgânica, ou seja, sem agrotóxicos ou hormônios. Não é permitido também usar remédios para crescimento, muito menos antibióticos. Com essas restrições, o ovo orgânico é livre de qualquer resíduo químico.

Nesses casos, é proibida a prática da ‘debicagem’ (corte parcial e cauterização das pontas superior e inferior do bico de galinhas) e do confinamento em gaiolas, como acontece nas granjas, por exemplo. “As galinhas orgânicas são criadas em condições que prezam pelo bem-estar e pelo comportamento natural delas”, destaca Geicele.






BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600