Casa nova?
Roberta Freitag Rohde atua no ramo imobiliário há 17 anos
Não compre um imóvel antes de saber disso!
Para muita gente, ter um cantinho para chamar de seu é um grande sonho a ser realizado. Porém, nessa hora, é preciso controlar a ansiedade e a expectativa e prestar muita atenção nos detalhes que podem ajudar a fazer dessa aquisição o melhor negócio da sua vida.
Mas se você está perdido e não sabe por onde começar, calma! Roberta Freitag Rohde, 43, é advogada e corretora de imóveis. Para te ajudar a tomar uma decisão mais assertiva, ela compartilhou com os leitores da Linda, três dicas valiosas que você precisa seguir, antes de ter a tão sonhada casa própria:
SOLICITE a matrícula atualizada no cartório de registro de imóveis: “A matrícula é o principal documento do imóvel, é como se fosse a nossa certidão de nascimento. Ela traz a real identidade, informa quem são os proprietários, e se não há restrições ou encargos legais relacionados ao imóvel”, explica.
CONFIRA as certidões negativas dos proprietários: Segundo Roberta, esse fator é importante para garantir que eles não tenham nenhuma ação judicial que possa impedir a venda do imóvel.
VERIFIQUE a certidão de IPTU: “É preciso ter certeza de que todos os valores desse imposto estão quitados antes da compra ser efetuada”, alerta a advogada.
Prepare o seu orçamento
É inegável que a segurança que o imóvel próprio representa tem levado muitas famílias a substituir o aluguel pela prestação do financiamento imobiliário, já que essa é uma alternativa que facilita muito o processo de aquisição. Afinal, nada como investir em algo que será seu no futuro, não é?
Mas antes disso, é preciso organizar sua vida financeira e também os seus projetos pessoais, para que todo o seu esforço esteja voltado ao seu objetivo principal. Ter um planejamento contribui para que o processo de compra aconteça de maneira mais tranquila. Para isso, reúna informações referentes ao tipo de imóvel que deseja comprar, estude as possibilidades de financiamento e defina um passo a passo a ser seguido.
Além disso, programe-se financeiramente para esse investimento. Se você ainda não tem, crie o hábito de fazer o controle das suas finanças, o que inclui o levantamento da renda familiar e dos gastos mensais. Antes de tudo, é importante ter em mente que você estará dando um dos passos mais importantes e significativos da sua vida!
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR