Unha encravada?
“A Podologia trabalha devolvendo a saúde para os pés que estão doentes.” Mônica Fagundes
Proteja a saúde dos seus pés
Quem já sofreu algum episódio de unha encravada sabe que a dor é desesperadora! Inchaço e vermelhidão também fazem parte do pacote, e isso compromete o conforto de quem passa muitas horas do dia em pé ou precisa usar calçados fechados por muito tempo.
A solução é procurar um profissional especialista para resolver de vez o problema e garantir a saúde dos pés. “O profissional qualificado vai ajudar a tirar a pessoa daquela urgência, aliviando a dor intensa e constante que ela sente”, destaca Mônica Fagundes, 48, técnica em Enfermagem, acadêmica do curso superior em Enfermagem, e profissional da área de Podologia no Salão FB Fashion Hair.
Para que o problema de unha encravada não seja recorrente, é preciso tratar e corrigir. O processo envolve a retirada da espícula, aquele pedacinho de unha que está perfurando a pele. Depois, é feito o corte correto da lâmina (a parte que enxergamos da unha) para promover a cicatrização.
O próximo passo é a reabilitação. Para isso, uma órtese é fixada em cima da unha para corrigi-la. Essa é uma alternativa eficiente para o tratamento corretivo de unhas que já estão deformadas. “Além de tratar, é preciso restabelecer a unha, para que ela volte a crescer corretamente e de maneira saudável, retomando o seu formato natural ou até mesmo melhorando-o”, explica.
Você sabia?
Unha encravada é um nome popular. O nome científico é onicocriptose, que tem origem grega e significa “unha escondida”.
3 fatores que fazem a unha encravar:
- Corte incorreto
- Uso de sapatos ou meias apertadas?
- Genética
Pés diabéticos
Mônica também atua na saúde de pés diabéticos, promovendo a prevenção e o tratamento. Em pessoas que sofrem com essa condição, a unha encravada oferece maior risco, já que a lesão é potencialmente grave e pode evoluir para inflamações e infecções.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR