linda insta

Reportagens Edição 191 - Julho de 2024

Seu cabelo não cresce?


“Nosso papel é propiciar couro cabeludo e fios saudáveis e bonitos. É sobre unir saúde e beleza aos cabelos das nossas pacientes.” Lutiane Schumacher

Pode ser infecção no couro cabeludo


Toda mulher sonha em dormir e acordar com aquele cabelo incrível, que parece que acabou de sair do salão, não é? Mas de nada adianta cuidar da estética do cabelo, se a saúde dos fios está prejudicada. Para isso, existe a terapia capilar. Você já ouviu falar?

 

Ela tem conquistado cada vez mais destaque no universo dos cuidados com os cabelos. Trata-se de um conjunto de tratamentos que buscam melhorar a saúde do couro cabeludo e dos fios. Lutiane Schumacher, 35, é cabeleireira penteadista e especialista nesse assunto em Cachoeira do Sul. Ela tem mais de 20 anos de experiência, atua na Casa Rosa Salon, e nos conta como a técnica auxilia no combate a problemas bem comuns, que acabam deixando nosso cabelo danificado e sem vida.

 

 

Palavra da especialista:

“Sempre proponho uma revolução nos cuidados domésticos, como o uso individual e a higienização periódica de escovas de cabelo; não dormir com cabelo molhado; além da troca das roupas de cama com uma lavagem específica, bem como dos travesseiros. Muitas das intercorrências no couro cabeludo são causadas pelos maus cuidados em casa e também nos salões de beleza.”

 

 

Aliada contra a queda dos fios

Muita gente sofre com alopecia ou calvície, que significa a ausência, rarefação (os fios se tornam menos numerosos) ou queda (transitória ou definitiva) dos cabelos ou dos pelos. As principais causas são infecções provocadas por fungos ou bactérias; traumas na região capilar; hábitos compulsivos de arrancar os próprios fios de uma determinada área, como cabeça, sobrancelhas ou barba; excesso de oleosidade, que provoca a dermatite seborreica; aplicação exagerada de produtos químicos; distúrbios da tireoide; má alimentação e carência de vitaminas; medicamentos e estresse.

 

Lutiane explica que, nesses casos, a técnica a ser utilizada dentro da terapia capilar vai depender do tipo de grau da queda do cabelo. Atualmente, diversos tratamentos são indicados para esse fim, como argiloterapia, aplicação de óleos essenciais, fototerapia, microagulhamento, massagem e detox capilar.

 

 Outro problema recorrente e que a terapia capilar pode tratar é o desenvolvimento de micoses ou fungos no couro cabeludo, que causam coceira e descamação. Eles podem ser ativados por fatores como estresse, sudorese excessiva e alteração do pH do couro cabeludo. “O primeiro passo recomendado sempre será o da avaliação. Dependendo do diagnóstico, é possível iniciar um protocolo exclusivo para aquele paciente. Ou, ainda, existem casos em que encaminhamos ao dermatologista para suporte e ajustes na terapia, combinada com medicamentos”, afirma.

 

 

! A terapia capilar pode ter contraindicações para pessoas com condições específicas de saúde, como lesões no couro cabeludo, infecções ou sensibilidade a algumas formulações cosméticas. Mulheres grávidas ou lactantes, pessoas portadoras de doenças cardiovasculares, dentre outras condicionantes individuais, podem ter interações com algumas técnicas como a alta frequência.






BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600