linda insta

Reportagens Edição 190 - Junho de 2024

O “maxi” voltou


A elegância e a exuberância da mulher representada nos cabelos e na make



Em 1972, o filme “O Poderoso Chefão” chegou às telas dos cinemas de todo o Brasil. O sucesso foi estrondoso e fez o filme conquistar três estatuetas do Oscar. Além de todos os talentos envolvidos na produção, os figurinos também foram um aspecto muito marcante. A moda emblemática representada no filme se tornou um clássico e vive até os dias de hoje, sendo uma referência de elegância, ousadia e irreverência.
 

E como a moda vai e vem, agora, em pleno 2024, características dos anos 70 estão chamando a atenção no tapete vermelho de Hollywood. A tendência “maxi”, especialmente simbolizada em maquiagens e penteados de festa, tem unido elementos retrôs e contemporâneos em produções de tirar o fôlego!

Blush marcado e ultra pigmentado. Para seguir a tendência fiel da década de 70 é preciso caprichar no blush! O penteado semi preso, adornado por um laço, ressalta o volume com amplas ondas desconectadas.


Mesmo com a forte tendência de lábios contornados em tons mais escuros com acabamento de gloss ou batom acetinado e brilhante, os tons vibrantes também têm o seu espaço, com cores que vão do vermelho intenso ao rosa fúcsia. O cabelo, literalmente penteado, valoriza a altura e o volume da franja com ondas penteadas, que servem de moldura para o rosto num efeito “diva de cinema”.



Um movimento de liberdade de expressão
Na década de 70, roupas extravagantes e estampadas, acessórios chamativos, cabelos volumosos e maquiagens com muito brilho eram o auge da moda. Tudo isso tinha um objetivo: revelar a personalidade única de cada um. Por isso, características que reforçam a coragem e a liberdade se tornaram a grande marca daquela época.
 

Na maquiagem, por exemplo, a aposta é manter a pele mais natural, como nos anos 70, e investir em sombras cintilantes e batons bem marcados para valorizar os lábios. Nos cabelos, penteados volumosos são modernizados com cortes mais atuais e acabamentos polidos (aqueles mais “certinhos”). Essa fusão do estilo clássico com toques de modernidade resulta em produções nostálgicas e, ao mesmo tempo, inovadoras.  


O olhar marcante também é outra característica dos anos 70. Além das sombras cintilantes, o delineado mais exagerado com o efeito “olho de gata” traz um ar dramático ao visual, sendo sinônimo de sensualidade. Além disso, cabelos mais curtos retratavam o charme e a elegância. Este, na altura dos ombros, destaca as ondas marcadas e penteadas para dar volume lateral e também no topo.


Quem é expert no assunto

Rodrigo Kury, 46, é maquiador há 23 anos, especialista em makes sociais, produção de noivas, festas e fotos. Além disso, atua como produtor de moda e styling, entregando suas clientes prontas - da cabeça aos pés, literalmente.
 

Em sua trajetória, já acompanhou candidatas em concursos de beleza como Miss Brasil, Miss Rio Grande do Sul, Broto RS, Miss Teen, entre outros. Rodrigo tem formação em cursos renomados como Kryolan (Buenos Aires), Instituto L’Oréal e Catherine Hill Academy.
 

Para ele, o maior desafio da profissão de maquiador é se manter no mercado, se atualizando e se reinventando sempre.


Katia Proença, 51, tem 28 anos de profissão. É cabeleireira, penteadista e especialista em colorimetria e tratamento para cabelo e couro cabeludo. Em sua bagagem, ela carrega uma vasta carreira de cursos, muitos deles realizados no exterior.
 

Por 23 anos a profissional atendeu fora da cidade, em locais como Hugo Beauty, em Porto Alegre, e também em países como Espanha e Uruguai.


Atualmente, Katia atende quinzenalmente em Porto Alegre e também em Cachoeira do Sul, no Espaço Espelho Mágico.






BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600