O que você sabe sobre o crossfit?
“O crossfit tem conquistado cada vez mais espaço devido à comunidade que é criada junto aos treinos, onde os alunos interagem muito e incentivam uns aos outros”. Fernanda Santos da Silveira.
Perca o medo e comece a praticar
Você já deve ter visto por aí algumas pessoas correndo em grupos na rua. Também já deve ter se deparado com fotos e vídeos de pessoas saltando de cima de caixas ou se pendurando em cordas. E, provavelmente, se perguntou que tipo de esporte é esse que requer tanto preparo e esforço físico, né?
Esse é o crossfit, um método de treino que usa movimentos funcionais, executados em alta intensidade, para emagrecer e definir o corpo. E antes que você questione se não é só mais uma modinha, a gente te responde que não! Fernanda Santos da Silveira, 30, profissional de Educação Física, empreendedora na área e praticante do esporte há mais de cinco anos, conta que a modalidade existe desde 2000 nos Estados Unidos, e no Brasil chegou por volta de 2009.
“Com a pandemia de covid-19, ficou mais evidente a importância da atividade física para a saúde, e o crossfit conseguiu unir algo prazeroso e que auxilia no relaxamento mental, ao mesmo tempo em que ajuda a combater doenças crônicas como diabetes, hipertensão e obesidade”, destaca. Para desmistificar algumas ideias sobre o esporte, Fernanda respondeu para a Linda as principais dúvidas dos leitores:
É mais fácil ter lesões
O crossfit trabalha movimentos comuns ao nosso dia a dia, como agachar, empurrar, pular, correr, deixando nosso corpo mais forte para realizar essas atividades com mais eficiência.
“O risco de lesões é diminuído porque os alunos treinam de acordo com sua capacidade física, fazendo o treino no seu ritmo, dentro dos movimentos e cargas que conseguem. O auxílio e acompanhamento de professores qualificados também contribui para haver menos lesões”, diz.
O corpo das mulheres fica muito musculoso
Por trás de um corpo musculoso, existem diversos fatores envolvidos, como uma alimentação altamente regrada, várias sessões de treinos ao dia, descanso adequado e uma dedicação exclusiva para o esporte. “Quando falamos em corpos musculosos, estamos falando de profissionais que vivem e se dedicam para isso. É claro que os resultados estéticos vêm para todos e de forma muito rápida, mas para chegar ao corpo de uma atleta, também precisamos da dedicação de uma atleta”, salienta a educadora física.
Nem todo mundo pode praticar
Conforme Fernanda, todas as pessoas podem praticar o esporte, da criança ao idoso, pois durante a aula são levadas em consideração as necessidades individuais de cada aluno e, sempre que necessário, são feitas adaptações para o nível/realidade de cada um.
É muito difícil e exaustivo
Vale salientar que, apesar de ser um esporte de alta intensidade, um aluno novo nunca irá treinar igual a outro mais experiente, pois a intensidade é relativa a cada pessoa. “Por exemplo, subir uma escada é uma tarefa realizada facilmente por um atleta, enquanto pode ser um desafio intenso para um idoso com dificuldade de se locomover. Assim são os treinos de crossfit, direcionados para que cada pessoa encontre o ‘seu difícil’”, explica.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR