Esse ou aquele?
Camila Schreiner também é especialista em Nutrição Esportiva Funcional e em Nutrição Clínica nas Doenças Crônicas.
A moda é comer saudável
Quando o assunto é alimentação saudável, milhões de dúvidas surgem na hora de escolher o que comer. Isso porque uma alimentação equilibrada é um dos pilares para aumentar o bem-estar e a qualidade de vida.
Selecionar o que você vai colocar no prato é o mesmo que optar pelos combustíveis adequados para o bom funcionamento do corpo. Mas, na prática, sabemos que isso tudo é um grande desafio. A nutricionista funcional Camila Schreiner, 42, é especialista em Endocrinologia e Metabologia, e nos ajudou a esclarecer as dúvidas mais frequentes e alertou sobre quais alimentos devem ser evitados.
Refrigerante normal ou zero?
“Os dois são prejudiciais e não têm qualquer benefício à saúde. O refrigerante ‘normal’ contém alta concentração de açúcar, mas a versão zero tem alta concentração de adoçantes artificiais. Hoje, já sabemos que eles são disruptores endócrinos e podem prejudicar o fígado.”
Água com ou sem gás?
“A água com gás pode reduzir a percepção do sabor na língua, aumentando a preferência por alimentos mais palatáveis, como açúcares e gorduras. Além disso, o gás pode atrapalhar a digestão, favorecendo a distensão abdominal. Por isso, prefira água sem gás como rotina e com gás apenas em situações eventuais.”
Pão com ou sem glúten?
“A exclusão do glúten da dieta só é indicada para pessoas que possuem reações ao glúten, como intolerância celíaca ou não celíaca (sensibilidade) e alergia. Entretanto, o glúten é uma proteína de molécula grande que pode prejudicar a digestão em pessoas com síndrome do intestino irritável e em disbiose intestinal, por exemplo. Uma opção neste último caso pode ser a utilização de pães de fermentação natural que contribuem para a ‘quebra’ dessa proteína em moléculas menores, facilitando sua digestão.”
Peito de frango ou sobrecoxa?
Veja a comparação em 100g de cada um deles:
Sobrecoxa:
238 calorias
24g de proteína
15g de gordura
X
Peito de frango:
173 calorias
30g de proteína
4,5g de gordura
“A composição de macronutriente do peito de frango é mais interessante do que a da sobrecoxa, sendo mais proteica e com menor teor de gordura saturada.”
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR