Amantes de pet
Caroline e Marcus atuam como médicos veterinários há 14 anos
8 curiosidades sobre essas ferinhas
Até pode existir quem não goste deles, mas, uma coisa é certa: é muito mais feliz quem tem um pet pra chamar de seu! As orelhinhas em pé e o rabinho abanando quando chegamos em casa, está no topo das demonstrações de afeto mais genuínas que qualquer pessoa pode receber.
E como o mundo dos pets tem uma infinidade de assuntos para ser explorado, a Linda convidou dois especialistas nesta área para responderem algumas curiosidades sobre os doguinhos, os médicos veterinários Caroline França Perottoni, 38, e Marcus Vinícius Moura Ribeira, 36.
Quais cães se adaptam melhor para viver dentro de casa?
“Essa é uma questão muito variável, mas, de forma geral, cães de pequeno porte e pelo baixo se adaptam melhor e os cuidados são mais fáceis. Claro que os de pelagem curta soltam mais pelo, porém, os de pelagem longa se sujam mais, e por isso, têm necessidade de tomar banho com mais frequência.”
Rottweiler e Pitbull são de natureza perigosa e traiçoeira?
“Isso é preconceito do ser humano. Na verdade, eles são animais muito fortes e, obviamente, sempre que eles agredirem alguém, o ‘estrago’ vai ser maior. Mas eles não têm uma natureza perigosa. O Rottweiler tem como grande característica ser territorialista, enquanto o Pitbull apresenta dificuldades de conviver com outros animais. Com as pessoas, essas duas raças tendem a ser muito dóceis.”
É mito ou verdade que cachorros de raça adoecem mais que vira-lata?
“Normalmente, os cães sem raça definida têm uma resistência maior do que os cães de raça pura, que podem sim ser mais frágeis.”
Qual o melhor cachorro para conviver com uma criança?
“Antes de tudo, é importante saber quem vai se responsabilizar pelo animal, já que a criança, por óbvio, não poderá fazer isso. Então é importante avaliar quais tipos de despesas e cuidados os pais estão dispostos a investir no cãozinho. Depois disso, é importante observar a rotina da família e identificar qual cachorro irá melhor se adaptar àquele convívio.”
Qual melhor cachorro para ser companheiro de um idoso?
“Por questões de segurança para o idoso e também para o cachorro, cães de porte pequeno e com características mais calmas e amorosas são a melhor opção. Acreditamos que os vira-latas costumam ser bons companheiros, especialmente nessa fase da vida.”
Quais alimentos jamais devem ser dados para cães?
“Cães precisam comer ração ou uma comida balanceada. Tudo o que conter sal ou muita gordura, não vai fazer bem. Chocolate também, nem pensar!”
O que faz um cachorro dócil se tornar agressivo?
“Ser agredido, se sentir ameaçado ou estar exposto a alguma situação que lhe cause estresse. Normalmente, cães que não convivem com outros animais e que têm pouca interação com o seu tutor.”
É verdade que os cães se escondem antes de morrer?
“Isso é mito. Quando os cachorros estão doentes, eles procuram por tranquilidade, assim como as pessoas. Mas existem muitos que fazem o contrário, e vão para o colo do tutor quando estão se sentindo mal, porque ali se sentem mais seguros. Então tudo depende de onde o seu cão vai se sentir mais tranquilo e confortável.”
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR