Destaca-se pela resistência aos arranhões e ao calor, sendo durável em ambientes de alto tráfego. Isso o torna o mais popular entre todos, além de possuir o melhor custo-benefício.
Quartzito:
Apresenta maior resistência a manchas e é o que mais possui variedades, sendo muito apreciado por sua praticidade e beleza; contudo, seu valor é mais elevado quando comparado ao granito.
Ideias para utilizar
A arquiteta explica que, normalmente, as rochas são utilizadas em pisos para proporcionar uma sensação de requinte. Mas também são uma ótima opção quando usadas para fazer o revestimento da lareira, o painel da TV ou um painel decorativo atrás do sofá. “O mobiliário solto também pode trazer as rochas combinadas com madeira e metal, em mesas de centro e luminárias. Nesse caso, cabe todos os tipos de rochas”, afirmou.
Na cozinha, as rochas são utilizadas nas bancadas, e em algumas situações, as pias são montadas com elas também, trazendo mais amplitude para o móvel. Segundo Andressa, o mármore não é indicado para bancadas de cozinha, devido à facilidade que ele possui de manchar e riscar.
Já nos banheiros e lavabos, é possível utilizar qualquer tipo de rocha em pisos, paredes, bancadas e pias. Assim, eles irão trazer uma estética mais luxuosa ao ambiente. Nos quartos, pode-se utilizar as rochas no piso, proporcionando um toque de sofisticação; e também nas cabeceiras de camas, gerando mais imponência.
! A durabilidade da rocha está totalmente ligada à sua formação e ao conhecimento do profissional que vai indicar e aplicar o material. “Nós conhecemos construções milenares feitas de rochas naturais, como o Coliseu em Roma, as Pirâmides do Egito, e o Partenon na Grécia”, exemplificou a arquiteta.