Daniela Schmidt / Joice Bernardi
Decorações com significados para 2024
Faltam poucos dias para o Ano Novo e você ainda não tem ideia de como vai decorar a mesa para receber a família e brindar essa data tão especial? Não se preocupe, a maioria das pessoas também pensa nesses detalhes só lá na reta final. A verdade é que 2023 passou tão rápido que, quando nos demos conta, já estava na hora de organizar os preparativos para o fim de ano.
Pensando nisso, convidamos Daniela Schmidt, 50, organizadora de eventos, decoradora e cerimonialista, para compartilhar sugestões criativas, personalizadas e cheias de significado, que você pode colocar em prática com objetos que tem aí na sua casa – e até mesmo reaproveitar aqueles itens que seriam descartados por não saber como utilizá-los. Confira as propostas e inspire-se!
Elementos naturais
Uma virada de ano que remeta à uma vida com mais equilíbrio e sabedoria, certamente, pede em sua decoração o uso de elementos naturais e orgânicos. “Verde e todos os seus tons remetem à natureza e o marrom faz conexão com a terra. Temperos como alecrim e manjericão perfumam e trazem sabor aos pratos”, diz a especialista.
Amor e paixão
Para quem deseja um 2024 repleto de sentimentos como amor e paixão, uma mesa com rosas vermelhas é uma excelente opção! Além de trazer cor e identidade, as rosas ficam ainda mais lindas e sofisticadas quando mescladas com louças em tons mais neutros. “O uso de livros ou álbuns de fotos do casal também são uma boa pedida, trazendo mais intimidade para o momento. E, claro, as velas também ajudam a criar um ambiente mais romântico”, explica Daniela.
Para produzir estas composições, Daniela Schmidt utilizou peças do acervo da Chai Home Decor e da Luar Velas com Alma. !
Moderna e prática
O branco sempre será clássico e a simbologia do Ano Novo, representando a paz interior e a pureza de sentimentos. Ele pode ser harmonizado com diversas outras cores, como prata, cinza e tons terrosos. Velas com texturas e cores diferentes também complementam a decoração da mesa.
Conforme Daniela, nesta proposta mais clean e funcional, a mesa serve como um apoio, para que os convidados possam ter a opção de circular ao redor, proporcionando maior integração e um ambiente mais moderno e despojado.
Fé, sorte e proteção podem ser representadas pela cor roxa, associada ao uso de elementos naturais e orgânicos. Para suavizar o tom, é possível mesclar com paletas das cores rosa e marrom. Também vale utilizar alecrim, lavanda e pimenta como parte da decoração e como tempero para os pratos.
Uma dica é usar a flor Espada de São Jorge em arranjos altos ou mini samambaias como centros de mesa. “A Poinsétia, flor tradicional que representa o Natal, também pode ser usada no Réveillon, pois carrega o significado de que a fé é essencial em nossas vidas e em todos os momentos”, destaca Daniela.