Postura alinhada
“Ainda mais preocupante que a dor no pescoço, são as demais condições que ela pode causar, como dor de cabeça, podendo evoluir para crises de enxaqueca e até quadros de labirintite”, alertou Marcos Costa.
Preste atenção nas atividades do dia a dia
Se você sente dores fortes e constantes no pescoço, ligue o sinal de alerta! A cervicalgia, que geralmente acontece na parte de trás do membro, é semelhante ao desconforto causado pelo torcicolo, e pode ser sentida como dor ou rigidez.
O fisioterapeuta Marcos Costa, 41, explicou que a má postura aplicada ao trabalho, ao dormir e ao dirigir; além de aspectos emocionais e atividades do dia a dia, como o uso incorreto do celular, nos levam a sentir esse tipo de dor.
“Durante o uso do celular, por exemplo, costumamos projetar a cabeça para a frente e inclinamos para baixo em direção à tela do aparelho. Sabe-se que o peso médio da cabeça de um adulto oscila entre seis e sete quilos. Todo esse deslocamento de carga é sustentado pelos músculos que ficam atrás do pescoço, gerando tensão e alterações posturais a longo prazo”, destacou.
Conforme Marcos, a dor de cabeça oriunda da cervical, por exemplo, tem sintomas bem definidos. Ela se origina no pescoço e pode ser percebida na cabeça e rosto. Geralmente, ela também afeta a mobilidade da região.
Como melhorar a postura:
Preste atenção nas atividades diárias
No trabalho, ao dirigir, ao assistir uma série na TV. A posição alinhada da coluna, com os ombros distantes das orelhas, é fundamental para não gerar tensões. Fique atento a esses momentos e memorize qual parte da sua rotina precisa de mais atenção.
Escolha uma posição confortável para dormir
As horas de descanso são muito importantes para o alívio das tensões. Por isso, procure dormir de lado ou de barriga para cima. Travesseiros de corpo também são uma boa maneira de melhorar esse conforto e alinhamento. Utilize-os entre os joelhos ou atrás deles.
Evite carregar peso em excesso
Sobrecarga não combina com boa postura. Ao carregar sacolas, por exemplo, distribua o peso entre os dois braços. Caso precise se locomover constantemente com materiais, opte por uma mochila e nunca carregue peso em apenas um dos ombros.
Faça exercícios físicos e alongamentos regularmente
Eles ajudam a fortalecer os músculos que oferecem uma base de sustentação mais eficiente para todo o corpo e também são essenciais para aumentar a amplitude dos movimentos, relaxar os músculos e aliviar tensões.
Aprenda a se posicionar em frente às telas
Como citado anteriormente, o deslocamento da cabeça pode causar diversas alterações. Procure posicionar as telas na linha dos olhos, para mexer no celular, computador e assistir TV.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR