Pra que serve a psicanálise?
“A psicanálise não serve apenas para a cura de enfermidades, mas também para a libertação íntima do ser humano”. Taugo Costa.
Entenda como ela age na busca pelo autoconhecimento
Você já deve ter se perguntado sobre o porquê de determinado comportamento de alguma pessoa que convive com você. Já deve ter se questionado, também, sobre atitudes suas, tentando entender de onde elas surgiram. Correto?
Basicamente, este é o principal objetivo da psicanálise: compreender a origem de comportamentos desiquilibrados, traumas e pensamos equivocados. Portanto, é uma ciência subjetiva que estuda a dimensão do inconsciente. Em outras palavras, é tudo aquilo que o ser humano desconhece sobre ele mesmo.
“Você não precisa esperar adoecer pra consultar com um psicanalista. Permita-se fazer essa análise para ter uma vida mais saudável, elevar sua autoestima, se livrar de traumas, conflitos e angústias, e para ter um convívio harmonioso com as pessoas que você ama, seja no ambiente familiar, profissional ou social”, destacou o psicanalista Taugo Omar Costa, 73, doutorando em Psicanálise pela Universidade Humanista das Américas.
Quem é quem:
É comum que as pessoas confundam o trabalho de psiquiatras, psicólogos e psicanalistas, já que as nomenclaturas são muito semelhantes. Na verdade, há mesmo muitos fatores em comum entre eles. O principal é que todos lidam com a saúde das pessoas, diferenciando-se nas abordagens e métodos utilizados.
Psiquiatra: é o profissional com formação em medicina e especialização em psiquiatria. Ele trabalha na identificação e diagnóstico de doenças como depressão, ansiedade, esquizofrenia, compulsão alimentar e outros transtornos. Também é ele que prescreve tratamento com medicações, como antidepressivos e ansiolíticos.
Psicólogo: é o profissional formado em psicologia, ciência que estuda o comportamento e processos mentais, como emoções, sentimentos, razão e pensamentos. A graduação visa a permissão para tratar problemas ligados à mente humana. As abordagens do tratamento são feitas a partir de conversas e técnicas psicoterápicas, a fim de identificar a raiz do comportamento disfuncional e da saúde mental do paciente.
Psicanalista: o trabalho do psicanalista envolve uma análise bem próxima ao que é feito pelo psicólogo. A diferença é que sua técnica inclui um estudo do inconsciente. Por conta disso, o tratamento pode ser mais longo. O psicanalista vai propor questionamentos a partir da análise do seu discurso, investigando atos-falhos e involuntários. O objetivo é encontrar o equilíbrio do paciente com o seu eu-interior e questionamentos internos.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR