Surto psicótico
“A duração de um surto psicótico dependerá da causa. Alguns podem durar semanas, levando a uma internação psiquiátrica de emergência. Para prevenir, é importante estar em dia com o acompanhamento psicológico e, se necessário, com tratamento medicamentoso,
Entenda o que aconteceu com Amanda Bynes
Quem lembra do caso da atriz e apresentadora norte-americana Amanda Bynes, 36, que foi vista andando nua pelas ruas de Los Angeles? Recentemente este episódio repercutiu nas redes sociais e sites de notícias do mundo todo e levantou um assunto muito importante: surto psicótico. Uma avaliação psicológica identificou que a artista estava em surto quando isso aconteceu.
“Durante a crise, a pessoa apresenta confusão mental e faz um ‘rompimento’ com a realidade. Ela delira, tem alucinações, faz movimentos estranhos, tem alterações de humor e fala de maneira confusa e incoerente”. É o que explica a psicóloga Caroline Camargo Vargas, 32.
Encontrar pessoas que estão sofrendo com isso está cada vez mais frequente, e o excesso de estímulos provados pelo uso excessivo de internet é um sinal de alerta. “A autocobrança, a baixa autoestima, o estresse e a ansiedade têm relação direta com a depressão e podem desencadear surtos em episódio único ou recorrente, dependendo da situação do paciente”, explica Caroline.
! Algumas pessoas possuem uma genética herdada dos pais mais suscetível a desencadear certas condições ou características psiquiátricas.
Ao lidar com alguém em surto...
- Não confronte;
- Mantenha atitude tranquila;
- Mantenha a pessoa em vigilância e segurança;
- Tire do seu alcance possíveis objetos de risco;
- Ligue para o Samu ou leve a pessoa para a emergência do hospital mais próximo.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR