Entenda a ginecomastia
“A cirurgia plástica oferece muitas soluções para os problemas estéticos e reparadores. Os benefícios atuam efetivamente na saúde, pois a saúde não é apenas a ausência de doença, e, sim, uma situação de perfeito bem-estar físico e mental”. Márcio D’Elia
Ela afeta os homens com o aumento das mamas
Se você é homem e já observou inchaço nas mamas ou tem na família algum parente que se encaixa nessa condição, fique alerta: pode ser ginecomastia. Essa condição provoca o crescimento das mamas além do normal, mas, ao contrário do que muita gente pensa, o problema pode ter uma série de causas e não está relacionado somente ao excesso de gordura.
Márcio D’Elia, 48, é cirurgião plástico há 21 anos. Ele explica que a ginecomastia afeta mais os adolescentes na puberdade, entre 13 e 14 anos, e os homens na terceira idade devido ao aumento de peso e à diminuição dos níveis de testosterona. “Embora possa existir muitas causas que devem ser pesquisadas, geralmente não se identifica uma só, e, sim, fatores que contribuem para o desenvolvimento da ginecomastia”, destaca.
O profissional alerta para causas que devem ser investigadas de imediato, assim que a condição for identificada. São elas: uso de medicamentos como diuréticos, anti-hipertensivos, cimetidina, hormônios e anabolizantes, tumores de mama, doenças renais e hepáticas, entre outras.
Atenção para as “drogas das academias”
Márcio afirma que é frequente o uso abusivo dos esteroides anabolizantes que levam a níveis anormais de testosterona. “Isso bloqueia a secreção hipofisária cerebral de LH e FSH – hormônios responsáveis por estimular os testículos a produzirem espermatozoides e testosterona, fazendo com o que o corpo bloqueie sua própria produção na tentativa de manter o equilíbrio”, explica.
Além disso, o profissional afirma que o uso dessas drogas estimula a grande conversão de testosterona em estrogênio, o que levará à proliferação do tecido fibroglandular, ou seja, a própria mama e tecido adiposo e, consequentemente, o desenvolvimento de ginecomastia.
Precisa de cirurgia?
A intervenção cirúrgica é indicada quando o aumento dos tecidos for identificado, especialmente nos casos que envolvem adolescentes, para evitar problemas emocionais e que interfiram na autoestima do jovem.
“A cirurgia tem excelentes resultados e consiste em remover gordura ao redor do mamilo e parte do tecido glandular, associada à lipoaspiração. Ela é realizada sob anestesia geral e sedação ou somente anestesia geral, com duração entre uma e duas horas, geralmente com alta no mesmo dia. É indicado o uso de camiseta ou faixa compressiva de 15 a 30 dias, com retorno às atividades físicas após este período”, explica.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR