Pedras quentes
“Minha especialidade é a terapia manual focada na dor. Nesse sentido, as pedras quentes auxiliam muito – tanto para tratar desconfortos como para promover o relaxamento”. Francisca Sousa Petrucci
Conheça o poder terapêutico que elas têm
Usar pedras quentes para trazer bem-estar e aliviar dores é uma técnica milenar. Segundo Francisca Sousa Petrucci, 45, técnica em enfermagem e massoterapeuta, as pedras proporcionam relaxamento muscular e a melhora da circulação sanguínea. “Elas são combinadas com óleos essenciais ou pomadas, com o objetivo de facilitar as manobras do massoterapeuta e fazer com que o organismo absorva os seus princípios ativos medicinais e energéticos. Nesse sentido, as pedras são posicionadas estrategicamente em locais do corpo, definidos conforme a necessidade de cada paciente”, conta.
Combatendo as dores
A profissional destaca que as pedras são condutoras energéticas capazes de proporcionar a sensação de relaxamento. “Sabemos que corpo e mente estão conectados e um pode desiquilibrar o outro. Por isso, quando bem aplicada, a técnica promove a troca de energia entre as pedras e o corpo, levando ao reequilíbrio energético, fundamental para a sensação de bem-estar e tranquilidade”.
Segundo Francisca, além de combater o estresse e a ansiedade, a terapia com pedras quentes também é indicada para tratamento de casos de fadiga crônica, dores de cabeça, estados depressivos, dores musculares, insônias e até cólicas menstruais. “Se o intuito é somente a troca de calor, qualquer pedra que retém por mais tempo a temperatura necessária pode ser utilizada com sucesso. Mas se o objetivo for o uso terapêutico, são indicadas as que contém silicato de ferro e de magnésio, como basalto, ágata e feldspato”, explica.
Técnica consiste na ideia de que o contato com a natureza pode renovar as energias do corpo, aliviar a tensão e o estresse e melhorar as funções do organismo
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR