A vida sem filtros
APP BeReal quer a realidade dos usuários
Que atire a primeira pedra quem já não esteve a um clique de postar uma foto na rede social, mas desistiu, porque achou que ela não estava bonita o suficiente. Aí correu para o editor de imagens, realçou as cores, corrigiu as imperfeições, aplicou um filtro e... foto pronta e perfeita para publicar. Na contramão dessas exigências do mundo virtual, o aplicativo BeReal surgiu com uma nova proposta: ser uma rede social o mais próxima possível da realidade. E a principal forma de mostrar isso é não disponibilizar nenhum tipo de filtro aos usuários. A ideia é registrar momentos espontâneos, autênticos e imprevisíveis.
O BeReal é recente e começou a se popularizar no Brasil faz apenas dois meses. Coincidência ou não, esse aplicativo está ganhando relevância com os jovens. Será uma nova “tribo” que está se formando e buscando uma rede social que seja mais a cara deles? Para muitos “adultos”, desapegar dos filtros é uma missão desafiadora, e resta agora saber se vão aderir a esta onda também
Como funciona essa nova rede social?
Todos os dias, em horários diferentes, o BeReal manda uma notificação para o celular do usuário, avisando que está na hora de postar a sua publicação. A pessoa tem até dois minutos para fazer uma foto onde quer que ela esteja, mostrando o que realmente está fazendo naquele exato momento. O aplicativo consegue capturar tanto uma foto da câmera traseira como da câmera dianteira. Resumindo: cada usuário tem direito a apenas uma publicação por dia.
Depois de publicar as suas imagens, o usuário consegue ver as fotos dos seus amigos (amigos, não seguidores). É possível reagir a cada foto com o RealMoji, que não são os emojis tradicionais do celular, mas, sim, uma selfie do próprio usuário. Caso a pessoa não faça a sua publicação no tempo estimado pelo aplicativo, ela ganha uma punição: as fotos dos seus amigos ficam borradas e ela não consegue reagir.
Quem usa o BeReal
“Pessoas são mais realistas”
Júlia Rosa, 15, estudante e social media, ficou sabendo do aplicativo quando uma amiga a chamou para fazerem uma foto juntas. Agora, ela também usa a rede social e afirma que adora acompanhar o que os amigos estão postando. Para ela, essa interação é legal e permite que as pessoas compartilhem suas rotinas umas com as outras. “O que me faz querer usar essa rede social é que lá as pessoas são mais ‘reais’. Sobre não ter filtros nas imagens, ao mesmo tempo em que é muito bom a gente poder ver fotos reais, admito que tem dias em que eu gostaria de poder usar algum filtro”, revela.
Expectativa de postar momentos interessantes
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR