Vilões da saúde
Dienifer é nutricionista, pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva
Alternativas para eliminar os industrializados
Os alimentos industrializados são irresistíveis e estão entre os preferidos de muita gente. Por estarem tão presentes na nossa vida, parece uma tarefa difícil substituí-los, mas fazer isso significa dar o primeiro passo para ter um estilo de vida mais saudável e evitar complicações na saúde. O motivo é simples: os alimentos industrializados possuem aditivos químicos que causam hipertensão, diabetes, excesso de peso e até câncer.
Segundo a nutricionista Dienifer Weirich Lopes, 26, para eliminar os industrializados, não é necessário entrar de cabeça em uma dieta rigorosa. “São soluções simples, que podem ser feitas em casa, para que hábitos alimentares mais saudáveis sejam inseridos aos poucos no dia a dia”, explica. Por isso, o segredo é fazer trocas inteligentes! E para te ajudar, a profissional preparou dicas de alimentos que podem facilmente ser substituídos.
Refrigerante e sucos em pó
por água com gás aromatizada
Refrigerantes e sucos são constituídos basicamente por conservantes e açúcar e não oferecem nenhum nutriente. Além disso, a longo prazo, podem causar obesidade e aumento da pressão arterial.
Biscoitos industrializados
por cookies ou bolos caseiros
A maioria dos alimentos industrializados não nos proporciona saciedade, porque são pobres em nutrientes, fazendo com que a gente consuma em grande quantidade. O perigo é que eles são ricos em calorias, pois contêm grandes quantidades de gorduras, açúcares e sódio. O consumo de biscoitos, em especial, aumenta o risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis.
Salgadinhos
por salgados de cereais, leguminosas ou legumes assados
Ricos em gordura trans e sódio, os salgadinhos fazem parte desses produtos que só nos fornecem calorias, pois são ultraprocessados. Seu consumo aumenta os níveis de colesterol ruim (LDL), podendo, com o tempo, ocasionar problemas cardíacos.
Lasanhas, pizzas e hambúrgueres industrializados
por congelados feitas em casa
Alimentos industrializados congelados são ricos em sódio, gorduras e aditivos alimentares. Por isso, se preferir refeições congeladas, opte por aquelas produzidas em casa.
Caldos e temperos prontos
por ervas frescas ou secas
Caldos e temperos prontos fazem parte do preparo de refeições de muitas pessoas. Porém, devido às quantidades excessivas de conservantes, sal, substâncias químicas, gorduras e até mesmo açúcar, eles podem aumentar os riscos de desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes e até mesmo câncer.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR