Como ser persuasivo?
“Ajustes no próprio comportamento são fundamentais neste processo de aperfeiçoamento, que trará como recompensa a conquista de relações interpessoais mais produtivas — indispensáveis para uma carreira de sucesso”. Alessandra Haag
Gatilhos mentais para vender mais
Seja na mídia tradicional ou no mundo digital, qualquer empresa ou empreendedor tem um único e grande objetivo em comum: criar o senso de necessidade no cliente e, assim, vender mais. Para isso, diversas estratégias são adotadas a fim de convencer o público sobre os benefícios e as qualidades daquilo que está sendo oferecido.
O segredo é utilizar as técnicas certas para que a persuasão seja leve, natural e imperceptível. É o famoso “vender sem vender”, e esse tipo de comunicação faz parte do nosso dia a dia, bem mais do que você imagina. Ela está presente em momentos de negociação, feedback, relacionamentos entre líderes e liderados, networking e, inclusive, na vida pessoal.
Psicologia da persuasão
Persuadir é o mesmo que convencer e influenciar. Nesse sentido, as estratégias utilizadas para transmitir a mensagem certa ao público buscam atrair, engajar e vender. A psicóloga cachoeirense e especialista em vendas Alessandra Haag, 50, explica que é preciso estimular comportamentos que despertem o desejo no público, como por meio da psicologia da persuasão. “Essa comunicação contempla uma postura adequada, gatilhos mentais que reverberam nas emoções e, principalmente, uma argumentação forte e lógica”, destaca.
Seis gatilhos mentais para você aplicar
1- Reciprocidade: entendemos que quando recebemos algo, devemos dar algo em troca.
2- Coerência: é a tendência que temos de manter a nossa identidade, a imagem de quem nós somos.
3- Aprovação social: quando fizemos questão de mostrar com todas as letras o resultado do serviço ou produto, através de depoimentos de quem usa o produto ou serviço.
4- Afinidade: quando o vendedor estabelece afinidade com o cliente. É semelhante à empatia, mas tem um fator especial de identificação: “assim como você, eu também já passei por isso!”.
5- Autoridade: quando o vendedor apresenta a sua trajetória profissional, sua expertise junto aos resultados e, assim, é escolhido pela sua credibilidade.
6- Escassez: quer dizer que há pouca quantidade disponível do produto ou serviço. Desperta o gatilho de que como está para acabar, é preciso comprar rápido.
Dica da especialista
Segundo Alessandra, a psicologia da persuasão é uma competência importante para todos, especialmente para quem ocupa posições de liderança, cargos estratégicos e profissionais de vendas. “Como grande parte das habilidades comportamentais, essa também pode ser assimilada e aperfeiçoada”, diz.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR