Sai pra lá, insegurança!
A autoconfiança é o caminho para uma vida pessoal e profissional mais saudável
Dicas para se sentir mais confiante no trabalho
Independentemente da atividade profissional, ter confiança no que está fazendo é o ponto-chave para ampliar o seu potencial, aproveitar melhor as oportunidades e entregar resultados cada vez mais satisfatórios. Porém, quando há insegurança, é normal que a pessoa se sinta desmotivada e incapaz de realizar suas tarefas.
A boa notícia é que é possível reverter essa situação! Para lhe ajudar a identificar os fatores que podem melhorar sua autoestima no trabalho e, assim, tornar-se uma pessoa mais segura, preparamos cinco dicas importantes.
1- Relacione-se bem com os colegas
Um estudo da Queens University of Charlotte relata que 73% dos líderes empresariais acreditam que as habilidades sociais são mais importantes do que as habilidades específicas do trabalho. Tão importante quanto ter o conhecimento da função que exerce é ter o respeito e a confiança dos colegas na hora de ser ouvido.
Em vez de: “Desculpe, só gostaria de acrescentar que…”, diga: “Concordo com as ideias que você compartilhou. Gostaria de acrescentar que…”.
Viu a diferença? Palavras como “só” ou pedir desculpas antes de ter a chance de compartilhar sua ideia podem mudar completamente a forma como sua mensagem é recebida. Inicie falando algo positivo e entre para somar.
2- Chegou atrasado para uma reunião?
Se você é o chefe e líder da equipe, ao invés de chegar pedindo desculpas pelo atraso, chegue agradecendo: “Obrigada por terem me esperado”. Faça isso e vá direto ao assunto. E, da próxima vez, procure não atrasar.
3- Comunique bem as suas ideias
Se você quer ser notado por aqueles que podem lhe ajudá a avançar na carreira, precisa aprender a articular seu processo criativo com as pessoas certas. Para isso, pergunte-se a si mesmo: como essa ideia afeta o time? Ela é urgente? É inovadora? Quem precisa estar envolvido? Essa ideia é a solução para um problema da empresa?
4- Encontre um mentor
Pergunte se há algum programa de mentoria em seu trabalho ou programas de mentoria de pesquisa na área em que você trabalha. Você também pode pedir apoio a um colega que você admira. Outra ideia é ser você mesmo um mentor de outra pessoa! Isso pode mostrar o quanto você aprendeu, gerando orgulho e realização pessoal.
5- Defina metas a curto prazo
Isso é muito verdadeiro, não é? Objetivos de curto prazo estão comprovadamente ligados à autoconfiança. Um estudo da psicóloga Gail Matthews revela que 33% das pessoas atingem com mais sucesso seus objetivos quando eles são escritos (em comparação com as que confiam na memória).
6- Aprenda a dizer “não” aos colegas quando necessário
Confiança significa que você confia em si mesmo para saber o que é melhor para si com base em seu tempo, capacidade e habilidades. O respeito próprio é encontrado quando você sabe que é capaz ou quando uma tarefa está fora do seu campo de especialização. Ajudar os colegas faz parte do processo e é ajudando que você também é ajudado. Porém, tem um limite e um bom senso para não ficar sobrecarregado ao ponto de se prejudicar. Ao invés de fazer sempre o que te pedem (e não é tua responsabilidade), ensine o colega a fazer sozinho. Assim você estará contribuindo muito mais com ele. Em outras palavras: ensine a pescar e não dê sempre o peixe!
7- Não seja duro demais consigo mesmo
Para ter mais autoconfiança é fundamental ter autocuidado. No avião, em caso de pane, a orientação é colocar primeiro a máscara de oxigênio em você e depois nas pessoas que estão próximas. No dia a dia é assim. Para dar amor, é preciso se amar, para ajudar os outros, é preciso você estar bem! Cuide do seu corpo e da sua saúde mental. Não seja perfeccionista demais. O sucesso vem de uma construção diária.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR