Agosto Dourado
“Ter informação atualizada e de qualidade é fundamental. Do contrário, isso pode transformar um momento especial em turbulento”, afirma Larissa Fortes da Costa.
Mês simboliza o incentivo à amamentação
Basta o bebê nascer para surgir um parente, um vizinho ou algum conhecido próximo para dar conselhos sobre a amamentação, não é mesmo? No entanto, esse é um verdadeiro desafio para a nova mãe, que, após o parto, vive momentos íntimos de descobertas e fragilidade emocional.
Para Larissa Fortes da Costa, 31, enfermeira obstetra e consultora em amamentação, o processo nem sempre será instintivo ou natural, como muitas vezes parece. “É aí que surgem as receitas caseiras ou as histórias de pessoas que querem contar o seu exemplo pessoal. Mas precisamos, antes de tudo, compreender que muitas coisas mudaram desde a época das nossas mães e avós e que, por trás da amamentação, existem muitos estudos científicos que precisam ser respeitados”, esclarece.
Neste mês, o assunto ganha ainda mais espaço e representatividade através da Semana Mundial da Amamentação. A campanha Agosto Dourado incentiva o aleitamento materno e reforça a importância dele para a saúde da mãe e do bebê. O objetivo da ação é educar as futuras mães e empoderá-las sobre a amamentação, desde o início da gestação.
Para Larissa, o conhecimento sobre o assunto favorece a família para que busque o suporte necessário em uma rede de apoio sólida. Segundo o Ministério da Saúde, a amamentação deve ser exclusiva até os 6 meses de vida do bebê e complementada até os 2 anos ou mais, conforme for viável para cada família. “Mas precisamos entender que é de extrema importância a educação para que consigamos postergar ainda mais o período de amamentação das novas famílias, trazendo, assim, mais benefícios para mãe e filho”, diz.
Benefícios do aleitamento materno
Para o bebê
- Cria uma conexão maior com a mãe.
- Enfrenta menos cólicas, pois a digestão melhora.
- Menos riscos de desenvolver doenças alérgicas.
- Diminui as chances de desenvolver doença de Crohn e linfoma.
- Estimula e fortalece a arcada dentária.
- Previne problemas fonoaudiológicos, respiratórios, auditivos e psicomotores devido à sucção.
Para a mãe
- Reduz o sangramento após o parto, ao produzir ocitocina.
- Intensifica a perda de peso.
- Ajuda a evitar a osteoporose.
- Protege contra doenças cardiovasculares.
- Diminui a incidência de câncer de mama, ovário e endométrio.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR