Osteopatia
“A osteopatia aborda o indivíduo de maneira global, e busca tratar as causas e não apenas os sintomas”. Bruno Dittberner.
Alívio da dor com técnicas manuais
Liberar as restrições que o corpo humano apresenta para que tudo funcione é o principal objetivo da osteopatia, uma especialização dentro da Fisioterapia. O tratamento é feito sem o uso de aparelhos da fisioterapia e utiliza somente técnicas manuais, a fim de ajudar na recuperação, manutenção e restabelecimento do equilíbrio de todos os sistemas do organismo.
Geralmente, esse tratamento é indicado para pessoas que têm problemas como luxações, espasmos musculares, dores no nervo ciático, músculos e articulações. As técnicas aplicadas ajudam a melhorar a movimentação das articulações, aliviam a tensão muscular e melhoram a circulação sanguínea.
Bruno Dittberner, 30, fisioterapeuta com especialização em osteopatia, explica que antes de iniciar o tratamento, o paciente passa por uma avaliação completa, que vai analisar seu histórico de sintomas e seu estilo de vida. “A osteopatia busca identificar a origem da dor, e, assim, descobrir sua causa. Por isso, é levado em consideração todo o contexto do organismo, agindo de forma estratégica e promovendo o equilíbrio de todas as funções do corpo”, considera.
Gestantes
A partir do quarto mês de gestação, a mulher já pode sentir as alterações corporais, viscerais e dores na coluna. É comum que apareçam sintomas como náuseas, distúrbios do sono, alterações vasculares e dores, além da exaustão. Nesses casos, a osteopatia age para aliviar essas sensações, em conjunto com acompanhamento médico.
Osteopatia e quiropraxia: qual a diferença?
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR