Mitos e verdades do Roacutan
Dermatologista Paula Rizzatti recomenda o uso da isotretinoína em casos de acne grave ou quando outros tratamentos não apresentaram resultado satisfatório
Tratamento com isotretinoína é o mais potente contra acne
Cravos e espinhas que voltam sempre e formam manchas e corrosão na pele são uma alerta para procurar imediatamente um médico dermatologista. Além de doer, eles abalam muito a autoestima e, se não forem tratados corretamente, podem deixar marcas eternas no rosto. A solução mais eficaz descoberta até hoje está no Roacutan! Este é o nome mais conhecido da isotretinoína, uma substância que age reduzindo a atividade das glândulas produtoras de sebo. O medicamento melhora a saúde e a aparência da pele.
Porém, quando o médico prescreve este remédio, ainda bate uma resistência do paciente, porque há muitas notícias sobre os efeitos colaterais que ele causa. Por isso, convidamos a dermatologista Paula Rizzatti, 37, com 12 anos de profissão, para esclarecer os mitos e verdades sobre o Roacutan. “A isotretinoína é um medicamento muito seguro e eficaz. É o único que combate os quatro pilares da formação da acne e seus resultados são muito duradouros”.
Verdadeiro ou Falso
É necessário fazer exames?
VERDADE!
“Assim como acompanhamento mensal com o dermatologista durante todo o tratamento. Os exames são realizados antes, durante e após um mês de tratamento”.
Podem ocorrer efeitos colaterais?
VERDADE!
“Por isso, o acompanhamento médico é obrigatório. O mais comum é o ressecamento dos lábios e da pele. Náusea, vômitos, dor muscular e dor de cabeça são muito raros e tendem a ser passageiros”.
O tratamento causa depressão?
MITO!
“Os estudos não confirmam esta teoria. Sugere-se que a depressão tenha piora com a acne, pois interfere na autoestima, e não com o tratamento. Já tratei adolescentes com isotretinoína que já tinham depressão sem nenhuma piora do quadro. No entanto, nesses casos, o acompanhamento em conjunto com o médico psiquiatra é obrigatório”.
Não pode engravidar durante o tratamento?
VERDADE!
“O uso da medicação pode causar má formação no feto. Por isso, a paciente obrigatoriamente tem que estar em uso de um método contraceptivo e fazer exames de gravidez durante o tratamento, além de ser bem orientada a não engravidar até dois meses após o término da medicação. Se é o homem que está tomando a isotretinoína, também não pode engravidar a parceira durante o tratamento e até dois meses depois”.
O resultado demora para aparecer?
MITO!
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR