Mau cheiro depois do banho?
“Os profissionais dermatólogos são os mais preparados para diagnosticar e tratar os mais diferentes problemas de pele”. Lenise Dias
Pode ser infecção na pele ou no ouvido do seu pet
A dermatologia veterinária avançou muito para tratar os diferentes tipos de doenças de pele. Elas podem acontecer por vários motivos e causas e, por isso, um profissional especializado é sempre o melhor caminho para fornecer o diagnóstico correto. Lenise Flôres Dias, 38, médica veterinária dermatóloga, conta que investiu em sua especialização devido ao grande número de casos existentes e com sinais clínicos parecidos, o que pode confundir o tutor e até mesmo os veterinários.
O profissional dessa área é responsável por realizar testes dermatológicos de pele e ouvidos, pesquisa de sarnas, fungos, bactérias, diagnóstico de tumores de pele, doenças endócrinas que podem ter manifestações cutâneas e até doenças autoimunes, como lúpus e pênfigo. Os problemas de pele mais recorrentes, segundo Lenise, são os de causa alérgica. “Eles se manifestam através da coceira, das lesões de pele, de feridas e otites frequentes. Já os casos mais desafiadores são, sem dúvidas, os endócrinos e autoimunes, pois os sinais clínicos podem ser parecidos com alergias, porém, o tratamento é totalmente diferente”, enfatiza.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR