O poder do carrossel
O Canva é ideal para quem tem pouco tempo e prefere algo mais intuitivo, mas a melhor versão dele é paga.
Ferramenta é um sucesso no Instagram
Você já deve ter ouvido falar em carrossel nas redes sociais e tentado imaginar que “bicho” seria isso. Entretanto, a definição é mais simples do que podemos imaginar. Ele nada mais é do que uma se-
quência de duas ou até 10 fotos ou vídeos por postagem. Para “rolar” o carrossel, basta deslizar o dedo sobre a tela do telefone ou clicar nas setas que estão na tela do computador. Dessa maneira, podemos colocar uma informação em sequência de forma leve e com interação.
Para começar a criar o seu, conheça duas ferramentas que podem lhe ajudar: o Canva e o Figma. Eles servem para edição de imagens e montagens de postagens.
O Figma é completo e totalmente gratuito, mas pode ser mais complexo para aprender a mexer de início.
Qual a diferença entre Canva e Figma?
- O Canva, mesmo sendo gratuito, terá recursos que você só poderá usar se for um assinante premium, como, por exemplo, certas fontes e imagens. Elas aparecem com aquela marca d’água de conteúdo exclusivo. Ao assinar, você também consegue remover o fundo de suas imagens com um clique só. O Canva pode ser acessado em um aplicativo ou pelo site.
- O Figma é 100% gratuito por enquanto. Ele tem muito mais funcionalidades e pode ser mais personalizado, ou seja, nossa criatividade pode ir além. Entretanto, ele funciona apenas on-line e não tem aplicativo. A ferramenta é toda em inglês e não é tão intuitiva quanto o Canva. Isso o torna mais difícil de aprender.
4 dicas para criar o seu!
1- Uma das maiores vantagens é que o carrossel aparece não só uma vez no feed de notícias de seus seguidores, mas sim duas! Na primeira vez em que rolar o feed (a linha do tempo da rede social), aparecerá a primeira imagem e, em outro momento, a segunda.
2- Menos é mais! Um carrossel com muitos elementos polui a imagem e dificulta a visualização. A dica aqui é não postar ‘’textão’’ e cuidar para existir contraste entre os elementos.
3- Use gatilhos mentais na hora de escrever e atingir em cheio o seu cliente através das palavras certas. Tenha um padrão de comunicação visual usando sempre a mesma paleta de cores, pois isso cria uma identidade para a sua marca. Pessoas que são ativas nas redes também devem anotar essa dica. É importante quando somos reconhecidos de primeira só pelo visual das postagens.
4- Use elementos criativos e pautas atuais! Sempre há uma forma de encaixar algo super popular em seu nicho e engajar o público. Hoje em dia, é importante se fazer presente nas mídias. As redes sociais precisam de constância para ter engajamento, por isso, é importante ter uma linha editorial, um planejamento de posts e temas que abordará, tudo feito conforme o seu público-alvo.
Essa ferramenta é ideal para dar dicas e mostrar mais de uma imagem no mesmo post, veja um exemplo:
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