A era do 5G
O 5G vem aí para acelerar ainda mais as conexões
O que esperar da tecnologia
O mundo acelerou e precisamos de ainda mais velocidade e capacidade para nos conectar. Várias operadoras de telefone e internet já estão testando o 5G para que sua implementação seja bem sucedida. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está desenvolvendo um novo padrão de frequência para o 5G. Ela será usada para transmitir os dados móveis e fixos.
Problemas como a falta de conexão em alguns lugares prometem ser solucionados e as redes ficarão muito mais rápidas. Isso não significa que o 4G se tornará ultrapassado, ele seguirá sendo usado. A previsão é que o 5G funcione nas 26 capitais do Brasil e no Distrito Federal a partir de julho de 2022 e, para o restante do Brasil, o prazo é de julho de 2029.
O que muda de fato?
Vamos ter uma grande melhoria da latência, ou seja, no tempo de transmissão de informações. A tecnologia 5G promete ter uma latência entre um e dois milissegundos. Já no caso do 4G esse intervalo é de 35 e 52 milissegundos. Além disso, no 5G é possível ter uma vida útil maior para as baterias dos aparelhos.
Quanto vai custar?
As operadoras não cobram pela tecnologia de rede, mas sim pela franquia de dados. Por este motivo o valor ainda é uma incógnita e será necessário ter um celular compatível com a tecnologia 5G.
Para checar e ativar o 4G do celular ou o 5G em breve, olha essas dicas:
Android: Configurações > Conexões > Redes móveis > Seleção de banda > Escolha LTE/4G
iOS: Ajustes > Celular > Dados Celulares > Ativar 4G
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR