Existe um escritor dentro de você?
Publicar um livro está ao alcance de todos nós.
Uma bela obra pode te tornar imortal
Durante o ano falamos bastante aqui na tal fonte da juventude. Com o aumento da expectativa de vida, a ciência ficou incansável em descobrir tratamentos estéticos para nos deixar mais jovens. Mas como podemos alcançar a imortalidade? A resposta é fácil: Faça uma coisa notável!
Grandes talentos e personalidades se tornaram imortais porque deixaram marcas na história. Tem uma frase bastante conhecida de todos que supostamente foi dita pelo poeta cubano José Martí: “Há uma coisa que um homem deve fazer na sua vida: plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro.”
Independentemente de fazer uma ou estas três coisas, a regra segue sendo: seja notável. O mais incrível é que se buscarmos na história veremos que muitos destes imortais jamais imaginaram ou souberam antes de morrer que viveram tanto. Um exemplo é o pintor holandês Vincent Van Gogh (1853-1890). Suas obras são das mais valiosas no mundo. Com um estilo pós-impressionista, ele não era conhecido enquanto vivo, porém até hoje segue influenciando muitos artistas.
Cada ser humano é uma caixinha de surpresas e talentos. Seja pela nossa imaginação ou pela experiência real de vida, todos temos histórias para contar. O que pode não parecer relevante para nós ou para quem está próximo talvez seja a chave da mudança. Por isso, aqui vai um incentivo para quem deseja se expressar e externar sentimentos: publique um livro!
Mãos à obra
Se você já tem a inspiração, ou é um profissional e quer se tornar uma autoridade em um assunto, guarde estas dicas para serem levadas em conta na hora de escrever um livro.
1- Ghostwriting
Nem todo mundo é bom escrevendo, por isso existe o “ghostwriter” (escritor fantasma). Neste caso o autor fornece o material, um resumo em tópicos ou narra o que quer contar. É possivelmente o serviço mais caro, pois ele não levará os créditos públicos e só usará em seu portfólio. Autores renomados contratam “ghosts”, assim conseguem lançar vários livros por ano.
2- Mentoria ou consultoria em escrita criativa
Este apoio pode ser contratado para ajudar a desenvolver a história. O profissional conduz o escritor, seja em uma parte ou até o final da obra, com sessões individuais ou em conjunto com outros autores que passam pelos mesmos problemas.
3- Editoração (preparação de texto)
Tenha um editor. Ele irá preparar o texto quando a obra estiver quase finalizada. O profissional apontará mudanças e incoerências, mexendo na história para dar mais ritmo de leitura ou deixando a obra mais comercial. Aqui é importante ter a mente aberta para possíveis alterações.
4- Leitura crítica
Contrate um crítico para avaliar a obra e apontar melhorias. Ele pode perceber determinados furos ou falta de ritmo na escrita.
5- Leitura Sensível
Você pode contratar um leitor sensível que é o profissional responsável por identificar elementos que possam ofender determinado público e ‘cancelar’ a obra.
6- Capa e textos de capa
Eles são a “roupa” da obra. Textos da capa podem ser feito por um copywriter (escritor persuasivo) ou redator. Estes profissionais utilizam gatilhos mentais para atingir o leitor.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR