Jogar cartinhas é coisa de adulto?
Ligia criou um espaço para a socialização dos apaixonados por jogos
Card game faz sucesso em Cachoeira
Um jogo chamado “Magic: the gathering” tem feito sucesso e chamado atenção na cidade. Um grupo fiel de pessoas, de realidades bem diferentes, reúne-se diversas vezes na semana para se divertir.
O que é MTG?
“Magic” é um jogo de cartas, onde cada uma delas tem as suas próprias regras e características. Elas compõem um deck (conjunto) com 60 ou 100 cartas, dependendo do estilo de jogo. Pode ser jogado entre duas ou mais pessoas e existe também a versão digital. As histórias das cartas são sobre mundos fantasiosos, com dragões, elfos, magos, anjos e várias outras criaturas fantásticas.
Importante: são proibidas apostas financeiras e tudo é levado na esportiva, apenas como diversão.
As cores da magia
Existem cinco cores de cartas e você escolhe se quer jogar só com uma ou prefere misturar. Os jogadores veem as cores de “Magic” quase como se fossem “signos”, pois elas guiam o jeito com que se vai escolher conduzir o jogo. Por exemplo, se jogar com as cartas brancas, significa que preza pela ordem e cura. Se optar pela cor preta, temos poder e ambição. As cartas vermelhas representam impulsividade e caos. O azul exige astúcia e conhecimento, já o verde é focado no crescimento e na força bruta.
Um hobby para todos
Ligia
A empresária Lígia Esteves Maria, 35, física há dois anos e mestre no Ensino de Ciências, tem como objetivo fazer com que mais pessoas aproveitem esse rico universo. Com isso, ela abriu uma loja, Xiru Geek, um espaço “nerd” na cidade e se surpreendeu ao ver que o seu público principal não são crianças. “Existem pessoas que não gostam de frequentar baladas e lugares muito agitados, assim, encontram nos jogos uma forma de interação social”, diz.
Diogo e Leonardo
Este é um um jogo praticado no mundo todo, tendo campeonatos regionais, nacionais e mundiais
Advogado há 11 anos, Diogo Rafael Ozorio Moraes, 38, joga desde a década de 1990. Até hoje, isso é uma paixão na sua vida. “Magic ajuda a desenvolver diversas habilidades e competências, como raciocínio lógico e matemática. Também ajuda a combater a timidez”, comenta Diogo sobre os benefícios.
Médico veterinário há seis anos, Leonardo Thomaz Domingues, 28, começou a jogar com 10. “O card game proporciona novas amizades, assim como ajuda a fugir do estresse diário e dar boas risadas. Contamos com a sorte e estratégia para vencer o oponente, mas o importante é se divertir”, diz Leonardo.
Victor
“O MTG abrange todas as idades e é um jogo que promove a interação entre pessoas”. Victor
Victor Cavalheiro Fardin, 34, educador físico há seis anos, é jogador desde 2003. Ele mora atualmente em Santa Cruz do Sul, mas vem regularmente a Cachoeira por conta do card game. “Como é um jogo complexo e lógico, ajuda jovens e adultos a conseguirem tomar decisões mais cuidadosas”, completa Victor.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR