Fashion com a Liga
Márcia Tischler e as glamours Isa e Jojo (como são conhecidas) fazem um lindo trabalho na Liga Feminina de Combate ao Câncer/ Crédito da foto: Joice Bernardi Produção de cabelo e maquiagem: Katia Proença e Rodrigo Kury (Espaço Espelho Mágico)
Nova camiseta já está à venda na cidade
A capa da edição da Linda de setembro está cheia de significados e faz uma homenagem aos 45 anos de existência da Liga Feminina de Combate ao Câncer (LFCC) em Cachoeira do Sul. São décadas de uma história linda que tem o respeito e admiração da nossa cidade.
Para marcar mais um aniversário, a Liga trouxe um símbolo que fala por si só. A borboleta! Ela é a estampa da camiseta oficial da entidade em 2021. O tema e a criação foram feitos pela relações públicas Candice Rohde, 39, e pela designer gráfica Lavínia Silva, 21. Ambas são voluntárias da Liga e quiseram expressar em nome de todas as colaboradoras o amor e dedicação que elas têm pela causa.
“A base para construção dessa campanha iniciou pelo antigo slogan da Liga: ‘Pensar nos outros é um ato de amor’. A transformação (representada pela borboleta) é o que as mulheres da Liga tentam fazer em suas ações: transformar situações difíceis, sem solução, de falta de informação, e de dor, em momentos de empatia e amor”, explica Candice Rohde.
A LFCC, através de voluntárias, atende atualmente cerca de 90 assistidos em Cachoeira do Sul, os quais estão lutando contra o câncer e precisam de ajuda para o tratamento. A Liga obtém recursos através de doações, campanhas, eventos, madrinhas e com a venda das camisetas temáticas. “Nosso objetivo é também levar informação às pessoas para prevenirem a doença”, explica a atual presidenta Márcia Tischler, 59.
Há 30 anos trabalhando como voluntária na entidade, Márcia Helena Ritzel Tischler aceitou o convite para liderar a Liga. “Desde os 7 anos de idade este tipo de trabalho me motiva e toca ao meu coração. Já tive na família muitos casos de câncer. Alguns, infelizmente, não resistiram e outros estão curados.
As meninas da capa
Nossa Glamour Girl, a Isadora Machado Trevisan, tem 16 anos e estuda no segundo ano do ensino médio do Colégio Sinodal Barão do Rio Branco. Atualmente ela possui também o título de Broto Cachoeira do Sul. Isa, com toda sua beleza e simpatia, está sempre ajudando a Liga, sendo uma das suas maiores representantes juvenis.
A Glamour Baby Joana de Oliveira Medeiros tem 9 anos e é estudante do quarto ano do Colégio Marista Roque Gonçalves. Ela se destaca por apoiar a causa e usar sua jovialidade e graça para repassar a mensagem da Liga.
Como procurar ajuda da Liga?
Assim que o paciente recebe o diagnóstico, ele deve entrar em contato com a Liga, que vai atrás da família para ver como são as condições do paciente e entender melhor cada caso. Se for comprovada a necessidade, o paciente consegue medicamentos e, dependendo do caso, prótese, peruca e apoio psicológico. Os familiares recebem amparo para lidar com esse doloroso processo o qual precisarão enfrentar.
Cinco fatos sobre a Liga
- Atendem a todos os tipos de câncer;
- Ajudam homens e mulheres;
- Homens podem ajudar com doações, mas apenas mulheres podem se voluntariar;
- Não ganham nada para trabalhar;
- Para fazer parte da liga é preciso comprometimento, pois é um trabalho árduo.
Como a pandemia afetou a Liga?
Com a grande maioria dos eventos beneficentes cancelados, pouquíssimos conseguiram acontecer, mas os que ocorreram foram muito bem-sucedidos! Inclusive, o Pedágio e o Bazar em breve irão acontecer novamente. O gasto mensal da Liga gira em torno de R$ 8 mil e, sem a maioria dos eventos, contam, hoje, principalmente com o apoio dos sócios e dos padrinhos.
Se liga: hoje, no Brasil, há uma média anual de 280 mil óbitos causados por algum tipo de câncer. No mundo são quase 10 milhões e isso foi registrado ainda no início de 2021.
Como comprar a camiseta? Na recepção do Jornal do Povo. O valor é de R$ 40,00.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR