Setembro Amarelo
“A ansiedade pode não ter motivos aparentes. É algo que as pessoas que sofrem não conseguem controlar”. Elisandra
Ansiedade pode levar ao suicídio
Mais do que nunca, ouvimos falar em ansiedade e estamos rodeados de pessoas que estão sofrendo com isso. Ela se manifesta de diferentes formas e não pode ser tratada como algo comum, algo do tipo “logo passa”. Sabemos que a ansiedade pode ser uma das principais causas de morte por suicídio. O termo “Setembro Amarelo” foi criado para darmos mais atenção a esse assunto e buscarmos formas de ajudar pessoas que tentam tirar sua própria vida.
O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é uma ansiedade excessiva e preocupação exagerada com a vida e os seus eventos. “Quem tem ansiedade generalizada se preocupa com tudo de uma maneira até mesmo desproporcional e, por isso, acaba levando uma vida de constante medo, preocupação ou pânico”, elucida a psicóloga Elisandra Freitas da Silva, 35, com um ano e seis meses de profissão.
Alguns sintomas de TAG
- Preocupações e medos excessivos;
- Visão irreal de problemas;
- Inquietação ou sensação de estar sempre “nervoso”;
- Tensão muscular;
- Dores de cabeça;
- Dificuldade em manter a concentração;
- Náuseas ou queimação no estômago;
- Necessidade de ir ao banheiro com frequência;
- Fadiga e sensação de cansaço constante;
- Dificuldade para dormir ou manter-se acordado;
- Surgimento de tremores e espasmos.
Como solucionar?
Segundo Elisandra, para qualquer um desses sintomas, a pessoa deve imediatamente buscar ajuda de um profissional. “Nada substitui a terapia com psicólogos ou psiquiatras quando houver a necessidade de tratamento medicamentoso”, explica a psicóloga.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR