Na mente dos pets
Lenise dedica-se aos pets em todos os aspectos
Cuide do psicológico dos seus companheiros
Em tempos de pandemia, todo mundo está sofrendo com o isolamento, inclusive os animais. Incomodados por ficarem apenas presos dentro de casa, há, ainda, outro fator que também afeta os bichinhos: eles estranham os tutores estarem tão presentes. Barulhos de conversas, música e televisão pioram a situação, uma vez que a grande maioria estava acostumada a ter momentos de silêncio enquanto os humanos iam trabalhar ou saiam. Logo, essa movimentação dentro de casa pode deixá-los estressados. A Linda conversou com Lenise Nascimento Flores Dias, médica veterinária há 15 anos, pós-graduanda em Dermatologia Veterinária e proprietária da Dog’s Ville, para dar dicas aos proprietários de pets sobre como melhorar a relação dos animais com o ambiente e situação social em que se encontram.
Dicas de enriquecimento ambiental para cães e gatos
Para cães:
-Ensinar um comando novo
Além de aumentar a conexão com os cães, eles ficam cansados mentalmente. Com isso, eles acabam se mantendo mais calmos em relação às atividades físicas. Aproveite esse tempo em casa para ensinar coisas simples, como deitar, sentar, rolar e levantar patinha.
-Use e abuse de brinquedos
Existem vários tipos de entretenimentos, como bolinhas com cordas e outras mais simples. É um sucesso certeiro! Jogar a bolinha é a mais tradicional brincadeira com os cães e é também uma das que mais gasta energia.
-Invista em comedouros interativos
Os comedouros onde o animal conta com “obstáculos” para conseguir se alimentar ou as bolinhas que podem ser recheadas de petiscos são uma atração à parte.
Para gatos:
-Caixas de papelão
Um objeto aparentemente simples, mas que ganha toda a atenção dos gatos. Você ainda pode adaptar e pendurar brinquedos na caixa, como bolinhas ou brinquedos com guizo.
-Arranhadores
Ajudam a lixar as unhas e fazem com que os felinos deixem de lado os móveis e cortinas durante esse tempo em casa
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR