VAZIO EXISTENCIAL
Como superar a solidão na terceira idade
Incertezas sobre quais rumos a vida irá tomar é uma porta de entrada para a sensação de vazio que ocorre em idosos. Lidar com esses sentimentos e angústias é um grande desafio e requer uma jornada diária em busca de evolução pessoal. Para falar sobre o assunto, convidamos a psicóloga Rita de Cássia Grünewald da Cunha, 30, há 6 anos exercendo a profissão, para dar um depoimento mostrando como a chegada da pandemia afetou ainda mais a terceira idade.
“A depressão já era um transtorno mental frequente entre idosos e nos tempos atuais, o número de casos cresceu. As mudanças repentinas na rotina e a redução do contato físico e social com familiares e amigos podem ser fatores que geram sobrecarga emocional. Os idosos são mais vulneráveis aos efeitos prejudiciais da covid-19, uma vez que a recomendação é de isolamento. Sabe-se também que este será um dos últimos grupos a retomar a normalidade. Para muitas pessoas não está sendo fácil se adaptar a esta nova realidade, porém lutar contra ela pode não ser a atitude mais inteligente. Precisamos cultivar a cautela, paciência e sabedoria, características essas que muitos idosos têm de sobra, afinal, passaram por diversas situações de superação ao longo da vida e agora devem colocar em prática”.
Rita de Cássia dá dicas para se adaptar a essa nova rotina:
- Mantenha contato com amigos e familiares. O distanciamento não significa cortar relações. Ele é físico e não precisa ser emocional.
-Mantenha uma rotina regular e saudável. Fuja de hábitos negativos para lidar com a situação.
- Esteja em atividade. Preencha seu tempo dentro de casa com ocupações que gosta.
- Reserve um tempo para relaxamento. Meditação ou ioga ajudam e não existe idade para fazer esses exercícios.
- Evite consumir muita informação sobre a pandemia em jornais, televisão e outros meios, mas, claro, esteja ciente do que ocorre em sua volta.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR