Chocolate e bom humor
“O chocolate é de grande ajuda para o psicológico se for consumido moderadamente”, Guilherme Festinalli.
O doce realmente ajuda a combater a tristeza?
Não é à toa que existe a expressão “chocólatras”. Muitas pessoas fazem parte deste grupo de amantes (ou viciados) em chocolate. Segundo pesquisas feitas pela revista Depression & Anxiety e pela University College London, a alegria que este alimento proporciona é verdadeira. Tanto o chocolate branco quanto o ao leite podem reduzir os riscos de sintomas depressivos em 58% da população. Já os amargos têm uma taxa de atuação de 70% nos sintomas. Isso tudo ocorre porque o chocolate contém uma série de ingredientes psicoativos que dão sensação de euforia e bem-estar, além de ajudar na concentração durante os estudos. Contudo, isso não dá o direito de abusar na ingestão do doce!
Palavra de psicólogo
Guilherme Festinalli, 29 anos, psicólogo há 4 anos, disse para a LINDA que o chocolate pode sim ajudar no combate à depressão, porém não se deve descarregar as frustrações do dia a dia no doce. Se virar compulsão, para de ser algo prazeroso, podendo deixar a pessoa ainda mais nervosa e ansiosa. O profissional reforça que o ideal é procurar um nutricionista ou um endocrinologista para saber qual quantidade é saudável para você consumir.
Relato de quem vive do chocolate
Chocolate traz alegria e bom humor.
‘’O chocolate é um aliado poderoso para quem busca uma vida com equilíbrio e bem-estar, sempre lembrando que quanto maior a porcentagem de cacau, maiores os seus benefícios para a saúde do corpo e da mente.’’
Vanessa Schwab Ternus, 32 anos, proprietária de uma loja de chocolates.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR