Escudo para o melasma!
"É possível clarear as manchinhas, mas o paciente deve seguir as orientações médicas para evitar que elas voltem”. Manoella Santos
Saiba como tratar e evitar manchinhas no rosto
Inimigo de muitas mulheres, o melasma, aquelas manchinhas marrons no rosto, não tem cura e precisa ser cuidado todos os dias. Apenas 10% dos afetados pelo melasma são homens, por isso raramente escutamos eles reclamarem disso. Para entender melhor e saber como amenizar e se proteger destas manchas indesejadas, Linda convidou a médica Manoella Freitas Santos, 31, dermatologista há quatro anos, para explicar um pouco sobre o assunto.
O que é melasma?
“É uma hiperpigmentação adquirida da pele, de etiologias múltiplas, incluindo a exposição solar, hormônios femininos e histórico familiar. Por isso é difícil tratar e manter o tratamento. Devido à influência dos hormônios, alguns locais são mais comuns para eles aparecerem e a gestação pode ser um fator desencadeante”, explica a médica.
Como lidar com o melasma?
De acordo com Manoella, a proteção solar rigorosa, o uso concomitante de agentes clareadores e tratamentos de manutenção são necessários! “É importante saber que a exposição solar, mesmo em outras áreas do corpo, pode ativar o melasma na face, devido aos mecanismos de estímulo celular”, esclarece.
Laser em peles manchadas combinam?
‘’As terapias com laser e luz podem ser utilizadas como opções de segunda ou terceira linha, mas sempre com cautela, devido ao risco de hiperpigmentação pós-inflamatória e estimulação do melasma. Portanto, o laser pode sim auxiliar, mas com muito cuidado e com um profissional de confiança”, fala a médica.
Proteja-se!
Use protetor solar com cor (no mínimo fator 30) todos os dias e saiba que a luz do computador e do celular também funciona como ativador das células que causam o melasma!
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR