Um guia rápido para espantar o mau humor
Você deve lembrar do Zangado, o anão rabugento e mal-humorado de Branca de Neve. Na vida real, conhece alguém assim? Com a chegada da pandemia, tudo ficou de cabeça para baixo e, em tempos como este, o estresse é uma resposta natural do nosso organismo. Durante esta fase conturbada, difícil quem não tenha vivenciado episódios de estresse e mau humor.
O estresse é um dos responsáveis por mais de 130 milhões de infartos no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Influenciado por ele, o corpo permanece sob ameaça e pode causar danos à saúde, aumentando os riscos para doenças cardiovasculares, ansiedade e depressão. Diante disso, a LINDA elaborou um guia com hábitos para driblar esse problema:
EVITE OS GATILHOS
Quando não lidamos bem com situações difíceis ou desagradáveis, podemos experimentar picos elevados de estresse, alimentando sentimentos de sofrimento, raiva, medo e angústia. Nestes casos, procure se acalmar e refletir sobre o ocorrido para esfriar a cabeça.
RESPIRE FUNDO
Quando respiramos bem, vivemos melhor. Para relaxar e oxigenar o corpo, faça exercícios de meditação – inspire profundamente e expire lentamente contando até cinco, sentado ou deitado, em silêncio. Pratique a respiração diafragmática, isto é, “respirar com a barriga”.
MAIS PRAZER
Para aliviar a exaustão do dia a dia, se proporcione momentos que despertem sensações de prazer e bem-estar, além de manter uma alimentação equilibrada e dormir bem. Ler, cozinhar, praticar atividades físicas e/ou artísticas ou cultivar um hobby são boas táticas.
VIVA O “AGORA”
Nem no passado, nem no futuro. A vida é agora. Cabe avaliar suas atividades e responsabilidades diárias. Estabeleça prioridades e reflita: “O que pode ser resolvido agora?”.
BEM NO TRABALHO
Se você está insatisfeito, se sente esgotado e/ou atua em um ambiente não saudável, possivelmente essa situação afetará a sua vida. Alie suas necessidades a um emprego ou atividade profissional com o que realmente goste de fazer, cultive boas relações, etc.
BUSQUE AJUDA
Caso esteja com dificuldade de lidar com o estresse, estabeleça uma rede de apoio e não deixe de procurar ajuda. Um profissional psicólogo ou psiquiatra pode lhe ajudar a superar suas dificuldades, a tomar atitudes mais assertivas e a minimizar seu sofrimento, por exemplo.
VOCÊ SABIA?
No calendário mundial, 23 de setembro é o dia de combate ao estresse e 13 de novembro é o dia do mau humor.