Fernanda Bastos é proprietária da Clínica Imuniza, que inaugura este mês a sua filial em Cachoeira. /Letícia Thomas
Vacina é o método mais eficaz para prevenir a doença
Prevenção do câncer com a vacinação é novidade para você? Muitas pessoas não têm conhecimento que a vacina contra o HPV previne vários tipos de câncer e adultos também podem e devem fazer essa vacina. Ela deve ser feita o mais cedo possível, a partir dos 9 anos de idade.
OS NÚMEROS
Os HPVs podem causar cânceres em várias regiões anatômicas de homens e mulheres. Casos de câncer associados a essa infecção:
99% dos casos de câncer de colo de útero
91% dos casos de câncer de ânus
75% dos casos de câncer de vagina
72% dos casos de câncer de orofaringe (boca, garganta, laringe e faringe)
63% dos casos de câncer de pênis
Como os HPVs são transmitidos?
Segundo a enfermeira FERNANDA BASTOS, 33, que atua há 11 anos na área da saúde, cerca de 80% das pessoas sexualmente ativas serão infectadas por um ou mais tipos de HPV em algum momento da vida. A transmissão é fácil e se dá por contato direto com a pele ou a mucosa infectadas, durante qualquer contato sexual (genital-genital, oral-genital e manual-genital), mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal. “Você pode ter adquirido o vírus há muitos anos e só agora ele vir a desenvolver lesões e câncer. Mesmo com os exames preventivos sem alteração, não significa que você não possui o HPV”, explica Fernanda.