BONS MODOS À mesa
Profissional alerta para as gafes
Eventos formais, cerimoniais e jantares de gala seguem um rigor maior no que diz respeito às regras e formalidades, exigindo atenção permanente aos detalhes, desde a escolha do traje até as normas de etiqueta. Pensando nisso, convidamos a empresária Rosimeri Marques Moraes, 54, com 20 anos de atuação na área de comportamento social, para dar dicas de como se portar nos mais recorrentes tipos de serviço à mesa. Confira!
“O bom comportamento à mesa depende do conhecimento que se tem do tipo de serviço que será utilizado”. Rosimeri Moraes
REGRAS BÁSICAS PARA CONVIDADOS
PRINCIPAIS GAFES COMETIDAS
* Colocar excesso de comida no prato; servir e não comer (pode
servir várias vezes com porções menores)
* Levar a boca até o garfo
* Não usar corretamente os talheres
* Falar de boca cheia
* Interromper alguém que está comendo com assuntos longos
LINGUAGEM DOS PRATOS
* Aprenda a usar os talheres corretamente
ESTÁ EM ALTA!
O jantar volante tem sido muito usado em confraternizações. É realizado com os convidados em pé, no qual os garçons circulam pela área do evento com uma bandeja contendo iguarias e aperitivos. É comum existirem ilhas de degustação e pontos de apoio dispostos com travessas. É possível dispor de mesas, cadeiras, pufes e sofás, mas os convidados devem se sentir acomodados em qualquer área da comemoração. A tendência do jantar volante é o finger food (comer com as mãos).
"Toda e qualquer pessoa, em qualquer lugar, num momento de desatenção, poderá cometer uma gafe. Para contornar a situação, sempre gentileza e discrição”.
ROSIMERI MORAES
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR