5 tendências em decoração
A natureza é destaque nos projetos de decoração e paisagismo
Datas especiais não podem passar em branco. A decoração e o paisagismo andam de mãos dadas nos projetos de cenografia, desde casamentos, formaturas e festas infantis até coffee breaks (“pausa para café”, no inglês) em conferências e congressos. O decorador e paisagista SAMUEL KUNDE MEDEIROS, 30, com oito anos de atuação no mercado, esteve presente no Encontro Nacional de Floristas (Enflor) no mês de julho, em São Paulo, e listou as grandes tendências de decoração para 2018 e 2019. Confira!
“A integração de ambientes com a natureza tem sido uma opção cada vez mais procurada. “Onde há verde, há vida. Invista na implementação de um projeto paisagístico”, diz Samuel Medeiros
Flores desidratadas
Utilização de flores desidratadas e folhagens secas para compor a maior parte dos arranjos e cenografia.
Composições com flores plantadas
100% da decoração com flores e folhagens plantadas em vasos ao invés de flores de corte, resultando em maior durabilidade e economia.
Arranjos desconstruídos
Arranjos desconstruídos, com uma vasta gama de espécies florais e grande variedade de cores, formas e texturas.
Vasos contemporâneos
Vasos com proposta mais contemporânea, onde muitas vezes a peça em si só já é a atração.
Móveis contemporâneos
Móveis, tapeçaria e luminárias contemporâneas, com uma pegada industrial, onde a madeira e o ferro imperam novamente.
SUSTENTABILIDADE
Conforme Samuel, as propostas selecionadas demonstram preocupação com a causa sustentável: “Um fato interessante que comprova essa tendência é a informação que ouvi no Congresso de Paisagismo em Nova Petrópolis – o presidente do Ibraflor (Instituto Brasileiro de Floricultura), Kess Schoenmaker, compartilhou que houve um aumento de 60% na venda de folhagens e plantas em vasos nos últimos seis meses e uma queda de 30% nas vendas das flores”, aponta.
Com os avanços desta era digital, a busca de soluções que ajudem a estreitar o contato com a natureza por parte dos clientes tem se evidenciado ultimamente, como observa o profissional: “Mais pessoas estão buscando uma reconexão com o natural. O uso de flores e folhagens humaniza qualquer espaço, e também torna mais interessante e atrativa a cenografia dos eventos. O mesmo vale para a decoração e o paisagismo residencial e corporativo”, diz.
SAIBA MAIS
Samuel Medeiros é decorador formado em arte floral pela Escola de Arte Floral Alfredo Tilli (Holambra - SP) e em design de interiores pelo Portal Educação (São Paulo - SP). É também paisagista pela Escola Técnica Bom Pastor (Nova Petrópolis - RS) e acadêmico de processos gerenciais de eventos na Fael (Faculdade Educacional da Lapa, polo Candelária - RS).
FIQUE DE OLHO
O showroom de Samuel Medeiros reúne em seu acervo lançamentos recentes e peças exclusivas de eventos e paisagismo. Em seu canal no YouTube, o profissional dá dicas, esclarece dúvidas frequentes e mostra as principais novidades na área.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR