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Reportagens Edição 122 - março de 2018

Bombe no Instagram


Blogueiras e especialista em mídias sociais ensinam a “fórmula” dos likes na web

Vivendo em um mundo cada dia mais tecnológico, as redes sociais já fazem parte da vida do homem moderno. Cercadas por smartphones e conectadas o tempo todo, as pessoas acabam influenciando umas às outras com maior facilidade na rede. Segundo levantamento da consultoria comScore realizado em 2015, os brasileiros gastam 650 horas por mês em redes sociais – a nossa média é 60% maior do que a do resto do planeta. Diante deste cenário, o que começou como um hobby hoje já virou profissão: os blogueiros e influenciadores digitais. Com cerca de 50 milhões de usuários ativos no país, o Instagram é considerado a principal plataforma do momento, conquistando o grande público, marcas e empresas. Neste mercado competitivo, a produção de conteúdo de qualidade torna-se o diferencial para quem quer investir na área ou apenas ganhar mais curtidas e seguidores e, assim, alcançar maior visibilidade, divulgar o seu trabalho e até fechar parcerias profissionais. Mas qual é o segredo? Convidamos as blogueiras cachoeirenses Luiza Castagnino (17) e Antoniely Vieira (15) e a fotógrafa e especialista em mídias sociais digitais Anelise Gazzaneo (25) para desvendar a fórmula do sucesso na internet.


“Acredito que o segredo para bombar no Instagram é sempre ser você mesmo e procurar mostrar o lado bom das coisas, dos lugares e das pessoas”, diz Luiza Castagnino

 

 

 

 

 

 

FEED ORGANIZADO
Nos últimos meses surgiu uma nova tendência entre os usuários do Insta – a do feed (grade de fotos e vídeos) organizado e harmônico. Nessa onda, a blogueira e colunista social jovem da LINDA Luiza Azevedo Castagnino, 17, acadêmica de Arquitetura, busca organizar o feed por cores e poses para mantê-lo organizado, alcançando quase 2 mil seguidores no perfil @lu_castagnino. Para isso, Luiza utiliza o aplicativo VSCO Cam para editar suas fotos com aplicação de filtros e uso de ferramentas como iluminação, saturação e efeito granulado, outra nova febre na rede social. “Para uma foto ‘perfeita’, cuide os detalhes, eles fazem total diferença. É imprescindível uma qualidade boa, luminosidade e alinhamento das imagens. O feed que combina com o seu estilo irá te dar mais visibilidade”, aponta. 
Já a blogueira Antoniely Soares Vieira, 15, estudante do Colégio Sinodal Barão do Rio Branco, apostou na cor rosé com tema “clean” para organizar o feed, ou segue a paleta de cores das estações do ano. “É importante pensar no feed antes de tirar e postar alguma foto. Uso aplicativos paralelos, como VSCO Cam e UNUM, para me planejar”, fala. Chegando a 3 mil seguidores no Insta @antonielyvieira, Antoniely recomenda usar sempre os mesmos filtros e organizar o conteúdo previamente. “Separe-o em blocos, exemplo: selfie, look, objeto, corpo inteiro e paisagem. Use legendas e hashtags de acordo com a publicação”, indica.


“O segredo é ser original, autêntico e verdadeiro, ainda mais nessa era digital, onde cada vez mais as pessoas estão perto da realidade do outro”, fala Antoniely Vieira



 

 

“LIKE” CERTO
Na intenção de conquistar números maiores nas redes sociais, aplicativos e programas pagos vendem seguidores, curtidas e até comentários, além de artifícios como SDV (sigo de volta) e troca de likes. No entanto, para ganhar destaque na web é preciso incorporar táticas capazes de gerar engajamento orgânico – isto é, fidelizar um público-alvo interessado em consumir e interagir com o conteúdo apresentado. “Nunca usei programas para ter mais curtidas ou mais seguidores. As pessoas que me seguem são todas reais, porque gostam do conteúdo que passo”, salienta Luiza.
Segundo Antoniely, os “posts” que geram mais curtidas são aqueles com conteúdo específico de seu blog ou fotos pessoais. “Uma dica muito importante é observar o comportamento do público. O principal momento de interações no Instagram é entre 20h e 21h. Usar hashtags para dar maior exposição às fotos e ser muito sociável também ajuda”, ressalta.



AUTENTICIDADE

Ser fiel a si mesmo, agir e expressar-se de forma espontânea são atributos que cativam pessoas dentro e fora do mundo virtual. Além de ter estilo próprio e ousar no visual, conforme destaca Luiza. “Acredito que esse seja o meu segredo e o porquê das pessoas me seguirem – sou sempre eu mesma! Muitas vezes me baseio no que está na moda, tiro referência de outras blogueiras... mas sempre estou vestindo o que gosto e o que me faz sentir bem. E com isso me torno diferenciada e uma referência de estilo”, conta.
Por outro lado, a estudante diz que o que mais atrai a sua atenção nas redes sociais é o realismo demonstrado nos perfis. “As pessoas estão cansadas de ver vidas superficiais e, acredite se quiser, nem tudo é tão perfeito quanto o Instagram mostra. Não ligue para o que os outros irão pensar ou falar. Seja você, as pessoas gostam disso, de uma pessoa real, que tenha opinião própria”, define. Da mesma forma, Antoniely entende que o segredo na web deve-se também à originalidade. “O que faz com que as pessoas se destaquem é o que elas têm de diferente. Ser um exemplo real, não de perfeição!”, conclui.



 

 

Em junho passado a LINDA mostrou quatro jovens cachoeirenses que são influenciadores digitais. São eles: Luiza Noronha, Angelo Bonini, Miri Dutra e Igor Ache.




PALAVRA DE PROFISSIONAL

O mundo digital é bastante dinâmico e novas mídias vão aparecendo. Em detrimento ao Facebook (a maior rede social virtual), o Instagram tem ganhado preferência pela sua arquitetura visual e por seu conteúdo ser restritamente imagético, o que se identifica muito com o perfil dos adolescentes atualmente. É o que explica a fotógrafa e especialista em mídias sociais digitais Anelise Gazzaneo Carlos, 25, graduada em relações públicas, com três anos de formação. “Além desta característica, exalta-se a crescente penetração de smartphones no país, o que facilita a utilização do Insta”, argumenta ela, que gerencia duas contas na rede social – sendo uma destas pessoal e outra de caráter profissional (@anegazzaneofotografia).


Os smartphones oferecem inúmeros recursos fotográficos e aplicativos de edição avançados, mas é importante estar atento: “O público on-line tem se tornado cada vez mais exigente em relação à qualidade do conteúdo”, frisa Anelise Gazzaneo



5 DICAS PARA BOMBAR NO INSTA
1
Conheça o público para o qual você quer comunicar (faixa etária, gênero e nível de escolaridade, por exemplo) e trabalhe uma linguagem acessível e atrativa.

2
Para atingir o seu público-alvo é imprescindível utilizar mecanismos como mídia patrocinada, em se tratando de um perfil profissional. Já os perfis pessoais não possuem este recurso. Neste caso, é mais difícil alcançar determinados seguidores apenas de forma orgânica.

3
Fotos também comunicam, mas use legendas para dar contexto. As hashtags são essenciais para filtrar o que você procura ou quer mostrar. Com palavras-chave você consegue fazer um filtro de pesquisa ou entregar o post para pessoas que buscam sobre aquele assunto. Já o uso de tags aleatórias para atrair novos seguidores não é uma ação bem vista, pois acrescenta apenas números ao seu perfil, o que não garante que este público irá interagir com seu conteúdo.

4 Trace um planejamento de como entregar o conteúdo da melhor forma possível, pensando em todas as possibilidades que o aplicativo de rede social oferece.

5 Fique ligado em novos apps que surgem e atualizações do Instagram. Os recursos vão se modificando para melhorar a experiência e mudar a forma de como entregamos o conteúdo.
 






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