Turma do Carrossel: RELEMBRE! - PARTE 3
Conheça os cachoeirenses famosos nos shows de cover dos anos 80 e 90
Para fechar as cortinas do túnel do tempo, a LINDA finaliza com mais quatro personagens a série de reportagens do espetáculo infantil que marcou os anos 80 e 90 em Cachoeira do Sul, a Turma do Carrossel. Os covers relembram suas histórias do período em que atuaram nos palcos interpretando artistas de sucesso. Confira!
PATRICIA BARBOSA: A MARA MARAVILHA
Aos 12 anos de idade, Patricia Barbosa Machado, 40, bacharel em Direito, interpretou a cantora Mara Maravilha na Turma do Carrossel durante um ano. “Por onde passávamos fazíamos muitas pessoas felizes, não só as que iam aos shows, mas as que beneficiávamos de acordo com suas necessidades, pois cada apresentação era beneficente para ajudar alguém”, conta Patricia, que se emociona ao lembrar-se da felicidade de uma criança que foi presenteada com uma cadeira de rodas doada com o auxílio dos shows.
“Nossos shows eram realizados com muito amor, carinho e plena alegria”, confirma Patricia
Patricia em apresentação como Mara Maravilha na Turma do Carrossel
FOTO: ARQUIVO PESSOAL
RAFAELA VIEIRA DA CUNHA: DOS PALCOS PARA A TV
A jornalista Rafaela Vieira da Cunha, 38, editora da revista LINDA, dos 10 aos 12 anos de idade interpretou dois ícones que marcaram a infância nos anos 80 e 90: a Mônica dos gibis e a cantora Mara Maravilha. “Era sempre um espetáculo. Casa cheia, animação, altas produções. Era a atração da época”, resume. “Tínhamos muitos ensaios e caracterização a rigor para dar bastante credibilidade. A Tia Ani, a Leni e o Hélio davam o melhor deles e faziam tudo com o coração”, comenta Rafaela, que chegou a apresentar um programa de televisão que era veiculado pela RedeTV! e posteriormente na Espanha - de 2007 a 2010 (primeiro numa emissora espanhola e depois na TV Record Internacional).
“Éramos crianças fazendo show para outras crianças que nos tratavam como ‘celebridades’ (risos), sempre com muito carinho. Além de tudo, formamos uma turma de amigos. Fazíamos excursões para passear, festas...”, lembra Rafaela
Rafaela Vieira da Cunha com a irmã Luciana em um dos momentos de lazer da Turma do Carrossel. Na ocasião, a turma estava curtindo o parque Oásis, em Santa Maria
DIOGO MORAES: O JUNIOR
Sucesso na década de 90, a dupla Sandy & Junior animava multidões no país não apenas nas grandes cidades, mas também em Cachoeira, isto é, na Turma do Carrossel. O cantor Junior era “vivido” por Diogo Rafael Ozorio Moraes, 34, advogado, que também interpretou outros artistas aos 10 anos de idade. “Mas esse era o que mais empolgava as crianças”, afirma ele. “Lembro que era o sonho de muitas crianças participarem da turma, mas poucas eram selecionadas. Os ensaios eram rigorosos e as notas na escola tinham que ser as melhores”, conta.
“Foi uma época linda, divertida. Daquelas coisas que não temos mais”, fala Diogo
Diogo na época da Turma do Carrossel
FOTOS: ARQUIVO PESSOAL
GIOVANA CELLA: “LEMBRANÇAS ESPECIAIS”
Por volta dos 12 anos de idade, a advogada Giovana Cardoso Cella Patta, 38, residindo hoje em Caxias do Sul, assumia o papel de paquita e de uma integrante do grupo Algodão Doce na Turma da Carrossel ao lado de Anelise Beltrão e Tatiane Flôres. “Era uma época muito feliz. Me realizava dançando e cantando para aquele público, a maioria criança, que ia nos assistir”, conta Giovana, lembrando do ginásio da Fenarroz lotado e dos ensaios de coreografias, que eram feitos repetidas vezes para evitar que algo desse errado. “Apesar do frio na barriga a cada entrada no palco, era contagiante ver aquelas crianças felizes cantando e dançando junto. Viajávamos para cidades do interior para nos apresentar e até autógrafos lembro de dar”, recorda-se a advogada.
“As apresentações da Turma do Carrossel eram um verdadeiro evento para a cidade. Tenho muito orgulho de poder dizer que participei”, fala Giovana
As paquitas Anelise Beltrão, Tatiane Flôres e Giovana Cella
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR