Tendências de BARBAS E CABELOS
Onda das barbearias descoladas chega à cidade
O que na época das cavernas servia como proteção para a pele hoje é visto como tendência e estilo. A barba está em alta e vem ganhando cada vez mais adeptos. No entanto, escolher uma entre tantas opções de corte pode ser um verdadeiro desafio. Além disso, são muitas as dúvidas que surgem na hora de escolher o corte ideal. Para ajudá-lo nessa tarefa, o barbeiro Rafael Treichel, 21, da LongPlay Barbearia, lista as principais tendências em cortes de barba e cabelo para 2017.
“A profissão de barbeiro tinha caído no esquecimento e voltou em alta. Hoje virou estilo de vida”, diz Rafael
SAIBA MAIS
Rafael Treichel é formado pelo curso do hairstylist e barbeiro Elias Torres, conhecido como Seu Elias, que reúne os melhores barbeiros do Brasil. Seu Elias é referência no mercado e atende estrelas do futebol como Neymar e Lionel Messi.
ESTILO LENHADOR
Caraterizado pelos fios compridos, o estilo de barba lenhador (ou lumberjack, como é chamado em inglês) tem sido bastante adotado pelo público masculino. Este corte tem a lateral menos volumosa do que a parte de baixo, em formato de U ou de V, o que ajuda a afinar o rosto. Segundo Rafael, a manutenção deve ser feita, em média, a cada 15 dias. Para adotar o visual é preciso deixar a barba crescer e aparar na tesoura ou usando máquina com várias graduações de pente.
BARBA DESENHADA
Com linhas bem delineadas, a barba desenhada continua sendo uma das campeãs de pedidos nas barbearias. O corte é feito com navalha e toalha quente, um dos segredos para relaxar os pelos e facilitar o barbear. Após aparar e delinear a barba com a máquina é usada a lâmina para acertar o desenho. Contudo, este modelo requer cuidado frequente, pois a barba começa a perder seu desenho e forma na medida em que ela cresce. O indicado é que a manutenção seja feita a cada 15 dias.
Chris Evans, ator americano
SKIN FADE
Esse é o undercut, onde o corte é mais baixo com degradê nas laterais até chegar a um nível mais rente à pele na altura das orelhas. O cabelo comprido no topo da cabeça pode desenhar um topete curto, médio ou longo. Dura em média 10 dias.
CORTE DEGRADÊ
Entre os cortes de cabelo mais pedidos atualmente está o degradê. Este é um corte moderno, com as laterais bem baixas e aparadas em degradê e fios mais longos no topo da cabeça. Existem variações, como o undercut (topo com volume e as laterais baixas ou raspadas) e o razor part (risco destacado que divide a parte de cima, modelada para trás ou para o lado). Todos esses cortes são feitos com máquina baixa e terminam na tesoura. A manutenção deve ser feita após cerca de 10 dias.
David Beckham, jogador de futebol inglês
NOVO CONCEITO DE BARBEARIA
Com bar e decoração retrô, a LongPlay trouxe uma proposta inovadora de barbearia que agrega um espaço de convivência. Sob a nova direção do empresário Maison Baierle, 33, o estabelecimento é equipado de bar, petiscaria com cardápio a cargo do chef Bruno Zappe, araras de roupas da loja Camiseiro, área para jogos (mesa de sinuca e PlayStation 4), transmissão de jogos de futebol e música ao vivo. Também é ponto de encontro de eventos como Chopp de Fraldas e Dia do Noivo.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR